César Borges comemora anúncio do cronograma para construção da Ferrovia Leste-Oeste



O senador César Borges (PR-BA) comemorou nesta terça-feira (9) o anúncio do cronograma para a construção "de uma obra considerada estruturante" para a Bahia, a chamada Ferrovia Leste-Oeste. O senador disse que a construção da ferrovia será licitada nos próximos três meses, e as obras podem começar ainda este ano.

César Borges explicou que a Ferrovia Leste-Oeste terá uma de suas pontas na região de Ilhéus/Itacaré (onde será construído um porto), atravessará o interior da Bahia passando por 32 municípios e irá até o estado do Tocantins. Para o senador, a ferrovia será essencial para o escoamento da produção de minério de ferro, além de beneficiar a produção agropecuária.

Nas proximidades da cidade de Bom Jesus da Lapa, acrescentou o senador, será construída uma plataforma multimodal, para a ligação dos sistemas ferroviário, rodoviário e hidroviário. No futuro, acredita César Borges, a ferrovia poderá ir além do Tocantins, chegando inclusive ao Peru.

Ele informou que o anúncio do cronograma de construção da Leste-Oeste foi feito na segunda-feira (8), na cidade de Barreiras (BA), com a presença de representantes do Ministério dos Transportes, da Valec - empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes cuja função é a construção e exploração da infraestrutura ferroviária brasileira -, além de deputados, senadores, prefeitos, vereadores e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

- Estaremos aqui sempre vigilantes, cobrando que essa realização se dê o mais rapidamente possível, porque eu não tenho dúvidas que será uma obra estruturante e redentora na economia da Bahia. O que nós desejamos é que se possa efetivar o mais rapidamente possível. Temos urgência na execução desse projeto. A Bahia espera que possamos alcançar esse sonho acalentado por muitos anos, o sonho dessa rodovia como uma realidade em nosso estado - afirmou.

De acordo com César Borges, os investimentos previstos são da ordem de R$ 6 bilhões para os 1,5 mil quilômetros da ferrovia.

Vereadores

O senador aproveitou para defender a aprovação, pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/08), de sua autoria, que modifica os limites de gastos dos municípios com as câmaras de vereadores. Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que, se aprovada, essa PEC resultará em economia de mais de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos.



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra retomada da obra da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia

Governo amplia esforços para acelerar a execução das obras na Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Palestra debate Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia

Governador do Mato Grosso pede apoio para construção da Ferrovia Centro-Oeste

Walter Pinheiro parabeniza o governo pela iniciativa de construir a Ferrovia Oeste-Leste

César Borges destaca avanço das obras na Ferrovia Norte-Sul