Governo amplia esforços para acelerar a execução das obras na Ferrovia de Integração Oeste-Leste



Os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participaram de encontro na Bahia, nesta segunda-feira (9), onde farão reuniões de trabalho e vistorias das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Via Expressa de Salvador. Foram convocados para as reuniões representantes das empresas projetistas, construtoras e supervisoras que formam os consórcios contratados para execução de cada empreendimento. A passagem da comitiva ministerial por Jequié e pela capital baiana, tem o objetivo de acelerar o ritmo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Essa nova fase de mobilização junto aos principais projetos do PAC 2, foi iniciada com a visita da presidenta Dilma Rousseff, aos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco, no início de fevereiro, onde se reuniu, também em estados do Nordeste, com os executores desses empreendimentos. A presidenta determinou que essas vistorias sejam sistemáticas, cobrindo todo o País, como parte do trabalho de aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC 2.

No início de março, os ministros do Planejamento e dos Transportes vistoriaram as obras da BR-101, em trechos de três estados do Nordeste, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com o objetivo de identificar as dificuldades, buscar soluções e garantir que aquela obra seja executada com a maior agilidade possível.

O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que este segmento terá conclusão em meados de 2014. A Fiol cruzará todo o território baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO).

O trecho entre Caetité e Barreiras (BA), com 485 quilômetros de extensão, está em fase de ações preparatórias, com a projeção de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. A Valec conclui, neste semestre, a elaboração do projeto executivo desse segmento. São outros três lotes de obras e o governo pretende concluir os estudos e projetos necessários desse trecho, ainda neste semestre.

A Fiol tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e Barreiras.

O projeto da Fiol prevê a construção de nove polos de carga, sendo cinco em território baiano. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste da Bahia, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas de grãos em 2015. Os principais produtos a serem transportados são minério de ferro, soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes e combustíveis. Cabe ressaltar que a produção de minério de ferro, com polo em Caetité, projeta um volume de carga de 45 milhões de toneladas, para 2015.

A Via Expressa Baía de Todos os Santos interliga a BR-324 ao Porto de Salvador, com investimento total previsto de R$ 381 milhões. O empreendimento é composto por 14 viadutos, com extensão total de 4.059 metros, além de dois túneis, sendo um simples e um duplo, perfazendo um total de 238 metros, uma ponte Camurujipe, e serviços diversos como macro e micro drenagem, urbanização e iluminação pública.

 

Fonte:
Ministério do Planejamento



09/04/2012 16:34


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