César Borges condena invasões do MST e exige cumprimento de reintegração de posses
Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador César Borges (DEM-BA) condenou as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a propriedades produtivas na Bahia e exigiu do governo estadual o cumprimento de mandados de reintegração de posse dessas propriedades expedidos pela Justiça. Ele lembrou que o MST tem invadido sob a justificativa de que o governo federal não cumpriu até agora a promessa de assentar 380 mil famílias pelo programa de reforma agrária, conforme anunciou.
- A Bahia tem sido palco de uma grande onda de invasões de terras ao longo dos últimos meses - disse o senador.
César Borges afirmou que não é contra a reforma agrária, que ele considera uma reivindicação justa, uma vez que terras improdutivas devem ser desapropriadas, mas ponderou que as invasões do MST " ultrapassam os limites da lei e da ordem, sem que haja reação do Estado".
O senador disse, ainda, que a situação de desordem descrita por ele é agravada pelo fato de muitos estados estarem se omitindo de sua responsabilidade e deixando de cumprir as decisões judiciais de reintegração de posse.
- É o caso da Bahia. Temos hoje mandados de reintegração de posse que não são cumpridos no estado. O governador Jaques Wagner, juntamente com seu secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, decidiram afrontar o Poder Judiciário - denunciou.
12/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges condena ameaças de invasões do MST
César Borges condena aumento da violência em seu estado
César Borges condena corte de emendas parlamentares pelo Executivo
César Borges condena suposta intenção do governo de controlar os meios de comunicação
Kátia Abreu condena invasões do MST
Marisa Serrano condena 'carnaval de invasões'