César Borges critica abordagem ideológica da questão do saneamento



O senador César Borges (PFL-BA) alertou, nesta quarta-feira (31), para o risco de se tratar a questão do marco regulatório do saneamento básico segundo critérios partidários e ideológicos. O parlamentar foi eleito presidente da comissão mista especial destinada a sistematizar os projetos de lei sobre saneamento em tramitação no Congresso Nacional.

- Não é uma questão partidária. Não podemos aceitar que um projeto em benefício da população seja transformado em ideologia, com idéias arcaicas, que não dão segurança aos investidores. Conseguimos um avanço significativo, mas precisamos da colaboração de todos, desprovidos desse viés ideológico que não ajuda. Vamos continuar persistindo, para que a agilidade seja a marca desse setor - afirmou.

César Borges também denunciou uma suposta "apropriação indébita de recursos do FGTS" (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo ele, o governo federal vem fazendo propaganda, na Bahia, de obras realizadas com recursos dos trabalhadores, financiadas pela Caixa Econômica Federal. Essa prática, de acordo com o senador, é irregular, pois obras financiadas pelo FGTS devem ser divulgadas segundo regras pré-estabelecidas, o que não estaria sendo cumprido.

O parlamentar considerou irregular, ainda, o fato de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ter utilizado o Palácio do Planalto para receber o presidente do PMDB, Orestes Quércia (SP), nesta quarta-feira. Para César Borges, o palácio não poderia ser usado para encontros políticos voltados para uma determinada candidatura. Ele frisou que essa prática foi duramente criticada pelo próprio PT no passado.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) concordou com a observação.

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges é o presidente da Comissão Mista de Saneamento

César Borges diz que o Brasil precisa investir em saneamento básico

César Borges quer mais investimentos em saneamento básico

César Borges comemora aumento dos investimentos em saneamento básico

César Borges: lei do saneamento pode contribuir para melhoria das condições de vida da população

Tebet registra eleição de César Borges como presidente da Comissão Mista de Saneamento