César Borges defende política de desenvolvimento regional para combate à pobreza no Nordeste



Ao comemorar em Plenário, nesta quarta-feira (14), estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a redução da pobreza no Brasil entre 1995 e 2008, o senador César Borges (PR-BA) alertou para a necessidade de se estabelecer uma política de desenvolvimento específica para as Regiões Nordeste e Norte, as mais atrasadas do país.

O parlamentar assinalou que a diminuição geral nos índices de pobreza absoluta e extrema verificada no Brasil no período considerado não ocorreu de forma uniforme entre as grandes regiões geográficas e estados do país. Com relação ao Norte e Nordeste, a redução da pobreza, explicou ele, ficou abaixo da queda verificada, por exemplo, no Sul, onde índice de pobreza absoluta caiu 47%, contra 15% e 29% naquelas regiões, respectivamente.

- O Nordeste continua liderando, de forma negativa, as maiores taxas de pobreza absoluta e extrema no país. Isso não mudou. E mais, entre as dez maiores taxas de pobreza absoluta e extrema, infelizmente, lamentavelmente, os nove estados da região Nordeste estão incluídos - disse.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) parabenizou César Borges pelo pronunciamento.



14/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra política nacional de desenvolvimento regional

César Borges defende a adoção de política industrial para o Nordeste

ALCÂNTARA DEFENDE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA O NORDESTE

César Borges: agricultura irrigada é a solução para o desenvolvimento do Nordeste

César Borges defende incentivos fiscais seletivos para o Nordeste

Senadores apoiam pronunciamento de César Borges pelo desenvolvimento do Nordeste