Senadores apoiam pronunciamento de César Borges pelo desenvolvimento do Nordeste



Diversos senadores, quase todos nordestinos, apoiaram o pronunciamento feito pelo senador César Borges (PFL-BA) cobrando a instituição de um sistema de incentivos fiscais seletivos para o Nordeste. O primeiro deles, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) lamentou o tratamento que a região recebe da União para enfrentar os seus problemas, como por exemplo para o enfrentamento da seca.

Para o ex-governador do Ceará, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o nordestino não quer compaixão ou a humilhação da esmola, mas carece dos meios necessários para se desenvolver de maneira justa, por meio do seu próprio esforço. Na mesma linha, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu uma política de incentivo fiscal que possibilite o desenvolvimento da região.

Outro ex-governador, o senador José Agripino (PFL-RN), opinou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva daria uma grande demonstração de interesse pela causa social do Brasil se, paralelo ao Fome Zero, anunciasse também um programa de recuperação econômica do Nordeste. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou que o presidente Lula tem repetido sua intenção de promover o interesse da região.

Único não nordestino a apartear a César Borges, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ex-governador do seu estado, considerou mais importante uma melhor distribuição dos recursos arrecadados do que a aplicação de políticas compensatórias. Também ex-governador, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que governou seu estado durante dois mandatos consecutivos, destacou que além de comida, o Nordeste precisa ver imediatamente resolvido o seu problema de escassez de água.

O ex-vice-presidente da República, senador Marco Maciel (PFL-PE) declarou que, após ter alcançado um importante crescimento social e econômico, o Brasil tem todas as condições de enfrentar e resolver o problema das suas desigualdades regionais. Ex-governador de Sergipe, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) concordou com a necessidade de uma política diferenciada de desenvolvimento para o Nordeste.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges: agricultura irrigada é a solução para o desenvolvimento do Nordeste

César Borges defende política de desenvolvimento regional para combate à pobreza no Nordeste

César Borges quer proibir agente público de fazer pronunciamento ou publicidade institucional nos três meses anteriores às eleições

César Borges pede mais aplicações do BNDES no Nordeste

César Borges critica proposta de implantação de termelétricas no Nordeste

César Borges defende a adoção de política industrial para o Nordeste