César Borges defende a adoção de política industrial para o Nordeste
Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), o senador César Borges (PR) cobrou do Executivo a implementação de uma política industrial regionalizada para o Nordeste, como forma de favorecer a industrialização e a melhoria das condições de vida da região. Em seu discurso, o ex-governador da Bahia lembrou que a redução das desigualdades regionais é um dos princípios gerais da atividade econômica, conforme previsto no artigo 170 da Constituição.
- A ordem econômica deve ser construída de modo a minorar as desigualdades regionais. O Nordeste, que conta atualmente com 30% da população do país, não tem importância econômica equivalente: detém somente cerca de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] do país e 12% do PIB da indústria nacional. Há um descompasso muito grande - afirmou.
Cesar Borges considerou "preocupante" a reversão do modesto movimento de desconcentração da produção industrial ocorrido nos anos 70 e 80, quando a região conseguiu elevar em cerca de três pontos percentuais a sua participação no PIB industrial do país. Segundo o senador, das 68 aglomerações urbanas com intenso dinamismo industrial recente, 79% estão situadas na Região Sudeste, 15% no Nordeste e 6% nas Regiões Norte e Centro-Oeste.
Em favor dessa tendência de reconcentração industrial, disse o senador, atuam principalmente os novos fatores locacionais, que são aqueles que fazem a diferença entre o lucro e o prejuízo, de acordo com a região de localização da indústria. Entre eles, estão a melhor oferta de recursos humanos qualificados; a maior proximidade com centros de produção de conhecimento e tecnologia; a maior e mais eficiente dotação de infra-estrutura econômica e a proximidade com os mercados consumidores de alta renda.
- Esses fatores atuam contra as regiões mais pobres. A nosso favor atua apenas o custo de mão de obra, porque nossos salários são mais baixos. Vemos que a reconcentração espacial da indústria somente será evitada caso se promova uma política industrial regionalizada. Caso contrário, se põe em risco todo o esforço de formação do parque industrial nordestino, em particular o pólo industrial de Camaçari, um marco no processo de industrialização da Bahia e do Nordeste, que este ano completa 30 anos - disse o senador.
15/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges defende política de desenvolvimento regional para combate à pobreza no Nordeste
César Borges defende incentivos fiscais seletivos para o Nordeste
César Borges defende aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
César Borges teme retrocesso industrial na Bahia
César Borges: agricultura irrigada é a solução para o desenvolvimento do Nordeste
César Borges divulga no Senado proposta de Alckmin para o Nordeste