César Borges diz que governo federal não repassa verbas e atrasa obra do metrô de Salvador



O senador César Borges (PFL-BA) culpou o governo federal pelo atraso na obra de construção do metrô de Salvador. De acordo com o senador, a União não tem cumprido os repasses sob sua responsabilidade para a obra. Além disso, o governo não estaria permitindo que os repasses do Banco Mundial - parceiro do empreendimento - cheguem ao país.

- O Banco Mundial enviou o equivalente a R$ 15 milhões que estão bloqueados em Nova York há cinco meses, dinheiro que o Ministério da Fazenda resiste em internalizar no país - afirmou.

Como conseqüência dos atrasos, disse o senador, o cronograma do projeto já está comprometido. César Borges salientou a importância da obra para a capital baiana, a terceira maior metrópole do país. O projeto solucionaria o problema do transporte de massas da cidade.

- É preciso que uma autoridade deste governo venha prestar satisfação à população de Salvador sobre esta quebra de contrato, sobre o desemprego que está provocando com a redução do ritmo da obra e sobre os transtornos que vai gerar na capital baiana - disse, frisando que o orçamento da obra de US$ 307,8 milhões foi dividido entre o Banco Mundial (49%), o estado e a prefeitura (38%) e a União, que ficou com a menor parte (13%).

César Borges acusou o governo federal de falta de transparência. Segundo ele, parlamentares federais do PT apresentam informações inverídicas de que o governo estaria com os compromissos em dia. César Borges disse que relatório da Companhia Brasileiras de Trens Urbanos comprovou o descumprimento.

- Os prejuízos causados ao interesse da população de Salvador pelo governo federal não se resumem ao bloqueio de verbas do Banco Mundial e ao contigenciamento dos recursos que deveria liberar. Por conta da incerteza sobre o processo, investidores internacionais se afastaram do projeto - lamentou.



05/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges faz apelo pela continuação das obras do metrô de Salvador

César Borges protesta contra cancelamento de verba para metrô de Salvador

César Borges: Ministério das Cidades admite contingenciamento de recursos para metrô de Salvador

César Borges lamenta chuvas em Salvador e pede colaboração do governo estadual

César Borges critica distribuição de verbas do governo petista

César Borges diz que o governo federal menospreza a Bahia