César Borges lê carta de universitários da Bahia cobrando melhorias no ensino
Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador César Borges (PR-BA) leu carta em que os estudantes de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Engenharia Agronômica da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus Barreiras, protestam contra o sucateamento das universidades públicas e a falta de investimentos do governo estadual no ensino superior.
Os estudantes paralisaram a instituição há dez dias para que a Uneb "possa continuar sua missão, oferecendo com muita presteza uma formação profissional qualificada referenciada nas lutas sociais".
Na semana passada, César Borges participou em Barreiras de um evento que discutiu a implantação da Ferrovia Oeste-Leste e presenciou o protesto dos estudantes, que cobravam um posicionamento do governador baiano, também presente ao encontro. O senador disse que foi convocado após a solenidade a conversar com os universitários, que não foram recebidos por Jacques Wagner.
Em seu discurso, César Borges disse que a Bahia conta hoje com quatro universidades estaduais e que em todas elas a situação é a mesma: "uma situação de caos, sem recursos para contratar novos professores, sem remuneração devida ao corpo docente e as instalações sempre em estado precário".
O senador pediu a compreensão do governo do estado para o problema, assinalando que a educação é uma questão prioritária. Ele frisou que o estado da Bahia não pode abrir mão dessas universidades, que têm garantido a formação de muitos es16/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges reivindica melhorias para município baiano
César Borges: a Bahia, sim, faz espetáculo do crescimento
César Borges denuncia 'pistolagem' no sul da Bahia
César Borges diz que PR saiu vitorioso das eleições na Bahia
César Borges aponta problemas de infraestrutura na Bahia
César Borges denuncia discriminação contra a Bahia