Cesár Borges pede ao Ministério da Saúde tratamento diferenciado para a dengue na Bahia
Em audiência pública sobre a dengue na Bahia, realizada nesta quinta-feira (16) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador César Borges (PR-BA) apelou ao Ministério da Saúde para que ofereça ao seu estado um tratamento diferenciado, como ocorreu na epidemia dengue no Rio de Janeiro. Cesár Borges pediu também que o ministério instale na Bahia uma "sala de emergência" para tratar dos casos de dengue e de meningite.
O senador disse que a Bahia, com apenas 4% do território nacional, já apresenta cerca de 40% dos casos de dengue do país - 45 mil casos de um total de 145 mil. Cesar Borges lembrou que ele e o senador João Durval (PDT-BA) já fizeram pronunciamentos em Plenário a respeito da situação de emergência provocada pela dengue. João Durval também participou da reunião da CAS.
César Borges disse que, em seu requerimento para realização da audiência, convidou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Saúde da Bahia, Jorge José Santos Pereira Solla. Esse, porém, disse Cesar Borges, não compareceu nem enviou representante. O Ministério da Saúde foi representado pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.
- A dengue é uma questão de responsabilidade conjunta de todos os três entes federativos, União, estados e municípios, mas as prefeituras não têm condições de isoladamente enfrentar o problema, tem que ser a União - declarou o senador.
Na opinião de Cesar Borges, há uma tendência a atribuir a responsabilidade aos municípios, muitos dos quais não têm recursos para enfrentar a epidemia.
Ao final da reunião, o senador leu mensagem do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura, com notícia sobre o envio a Sergipe pelo Ministério da Saúde de representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue para discutir a utilização de um novo larvicida (Diflubenzuron). O coordenador do programa,Giovanini Coelho, disse que esse produto é uma das opções decombate ao mosquito aedes aegypt transmissor da dengue usadas pelo Ministério.
A presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e o senador Mão Santa (PMDB-PI) pediram mais investimentos do governo federal para a saúde, especialmente para enfrentar e prevenir os casos de dengue e meningite. César Borges também citou uma ameaça de epidemia de meningite na Bahia.
16/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia
César Borges alerta para epidemia de dengue na Bahia
César Borges pede socorro para Universidade Federal da Bahia
César Borges pede solução para greve dos servidores da Justiça da Bahia
César Borges pede ajuda do governo da Bahia para fruticultores do estado
César Borges pede solução para a crise do setor cacaueiro da Bahia