César Borges pede solução para a crise do setor cacaueiro da Bahia



O senador César Borges (PR-BA) voltou a pedir, durante pronunciamento feito nesta quarta-feira (2), uma solução para a crise do setor cacaueiro na Bahia - que envolve questões como a praga da vassoura-de-bruxa e o endividamento de produtores. Segundo o parlamentar, a crise afeta uma região com mais de 100 municípios e aproximadamente 3 milhões de pessoas.

- Essa situação, que já dura vente anos, arrasta-se por diversos governos - declarou ele, acrescentando que "as soluções apresentadas até agora para combater a vassoura-de-bruxa mostraram-se extremamente equivocadas".

Além de apontar essa praga como uma das razões do endividamento do setor, César Borges também citou o impacto de fatores econômicos, como a queda internacional do preço do cacau e as taxas de juros pagas pelos empréstimos.

O senador disse que "os produtores foram induzidos e até mesmo obrigados pelas circunstâncias a aceitarem pacotes tecnológicos incompatíveis com a realidade local, acompanhados de pacotes de empréstimos que endividaram a região, ficando longe de solucionar os seus problemas".

César Borges lembrou que, a seu pedido, será realizada uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para debater o assunto, em data a ser definida.



02/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede solução para greve dos servidores da Justiça da Bahia

César Borges pede solução para a crise na produção de cacau

César Borges cobra solução para crise na cacauicultura baiana

César Borges pede socorro para Universidade Federal da Bahia

César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia

César Borges pede ajuda do governo da Bahia para fruticultores do estado