César Borges pede socorro para Universidade Federal da Bahia



O senador César Borges (PFL-BA) manifestou indignação com o descaso do governo federal em relação ao ensino superior no Brasil e, em especial, na Bahia. Segundo ele, a Universidade Federal da Bahia, símbolo de excelência por muitos anos, está hoje relegada ao abandono, porque não recebeu um centavo durante 2003, apesar de emenda da bancada ter lhe destinado R$10 milhões.

Para o senador, a Bahia é a unidade da federação com a pior relação universitário federal/habitante, apenas 1,7, quando a média nacional é 3.

Com a finalidade de suprir essas deficiências do ensino superior federal, o estado criou quatro universidades estaduais que, em 1995, comportavam 17,3 mil alunos, enquanto em 2001 já contavam com 30 mil, um acréscimo de 70%. A Universidade Federal da Bahia, o único estabelecimento federal de ensino superior do estado, teve aumento no número de vagas de apenas 15% no mesmo período, relatou.

Ele afirmou que "há falta de tudo" na Universidade Federal da Bahia, desde professores em número insuficiente, laboratórios e outras recursos de ensino mal conservados, até bibliotecas e computadores insuficientes para atender aos alunos.

César Borges protestou também contra a indiferença do governo federal com os desabrigados das chuvas no Nordeste. Destinar apenas R$ 32 milhões para socorrer mais de 100 mil pessoas "é mais do que descaso, já é escárnio", concluiu.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges diz que o governo federal menospreza a Bahia

César Borges pede rapidez do Palácio do Planalto no socorro às prefeituras

César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia

César Borges pede solução para greve dos servidores da Justiça da Bahia

César Borges pede ajuda do governo da Bahia para fruticultores do estado

César Borges pede solução para a crise do setor cacaueiro da Bahia