César Borges pede rapidez do Palácio do Planalto no socorro às prefeituras



O senador César Borges (PR-BA) pediu da tribuna que o Palácio do Planalto aproveite a presença de quase 700 prefeitos em Brasília e anuncie medidas para aliviar a situação financeira dos municípios. Afirmou que muitos prefeitos já não têm dinheiro para pagar os salários dos servidores e começa um círculo vicioso nos municípios - as prefeituras não pagam salários e serviços, o comércio não vende e começa a demitir.

O senador disse concordar com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo, a seu ver o caminho certo para incentivar a economia em um momento de grande queda de vendas. Entretanto, ele considera que o governo "tem a obrigação" de socorrer a parte mais afetada pela isenção de IPI, pois 23,5% da arrecadação deste imposto e do Imposto de Renda formam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- Os prefeitos não foram consultados pelo governo na hora da isenção do IPI e os municípios precisam urgentemente de uma compensação - opinou César Borges.

O senador lamentou que o governo tenha enviado à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (7), para discutir o problema dos municípios, a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira. Para ele, esse é um assunto "para o ministro da Fazenda e o presidente Lula".

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) sustentou que a isenção do IPI para automóveis foi "uma malvadeza" do governo federal com os estados e municípios. Já o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que "já está passando da hora de se rever o pacto federativo", para que os municípios tenham direito a uma fatia maior da arrecadação nacional.



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede socorro para Universidade Federal da Bahia

Raupp pede rapidez no socorro a vítimas de enchente do Rio Madeira em Rondônia

Gilvam Borges pede rapidez na análise da representação contra Renan

César Borges pede correção da lei proveniente da MP das Hidrelétricas

César Borges pede votação da PEC Paralela dos vereadores

César Borges pede canonização de Irmã Dulce