César Borges propõe critérios para concessão de benefícios financeiros a estados



O senador César Borges (PFL-BA) apresentou projeto de lei pelo qual a União poderá conceder desconto no pagamento dos juros a ela devidos por estados e Distrito Federal nos contratos de refinanciamento da dívida imobiliária. O senador propõe que índices de desempenho das entidades federadas nas exportações e no saldo comercial externo sejam os critérios para a concessão do abatimento. O projeto tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ou seja, seguirá direto para a Câmara dos Deputados se não for rejeitada nem receber recurso de pelo menos nove senadores para sua apreciação em Plenário.

Pela proposta, estados cujas exportações registrarem um crescimento superior a 30% terão descontos de 5% a 25%. O cálculo teria por base o mês de referência e os 11 anteriores. Quanto ao outro critério, o desconto máximo seria de 10%, para os estados que obtiverem saldo comercial positivo maior que 20% do valor das exportações. O saldo seria apurado a partir de dados relativos aos últimos 12 meses.

O cálculo dos indicadores seria executado e divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que utilizaria para a atividade informações constantes do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). A partir dos dados, o desconto seria dado sobre a parcela mensal de juros devida no mês subseqüente.

A proposta determina ainda que os recursos oriundos dos descontos sejam aplicados em programas estaduais de incentivos à exportação, em capacitação do funcionalismo em comércio exterior, em investimentos em saúde e em áreas a critério das administrações estaduais. O senador proíbe em seu projeto a aplicação do benefício em despesas de pagamento de pessoal.

Para César Borges, o aumento das exportações gera dólares, empregos e renda. Assim, argumenta ele, o incentivo à exportação representado por sua proposta seria de grande importância no contexto social e econômico brasileiro, em que os índices de desemprego são elevados e o Produto Interno Bruto (PIB) pouco cresce. A aprovação do projeto poderia aliviar a grave situação financeira por que passam os estados, acrescenta o senador.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges propõe incentivo a estados exportadores

César Borges propõe repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública a estados e municípios

Novos critérios para concessão de benefícios por doença ou acidente causam polêmica

César Borges propõe redução de idade para dedução de imposto de renda

César Borges propõe subsídio ao óleo diesel para transporte urbano

César Borges propõe ampliação da pena para quem adulterar combustíveis