César Borges quer restringir o acesso a estágio a estudantes qualificados
Tramita na Comissão de Educação (CE) projeto do senador César Borges (PFL-BA) que restringe o acesso a estágio a estudantes que freqüentem cursos de educação superior, de educação profissional ou escolas de educação especial. A proposta, que tem decisão terminativa na Comissão, modifica a Lei 6.494 de1977, que permite o acesso a estágio também a estudantes de nível médio não-profissionalizante.
Na justificação do projeto (PLS 333/2006),o senador lembra a importância do estágio como instrumento de integração de estudo e trabalho, teoria e prática, para a inclusão do estudante no mercado de trabalho e para o combate ao desemprego. Ressalva, no entanto, "que a exclusão dos alunos de nível médio não-profissionalizante é devidamente justificada por, neste caso, não se agregar ao conhecimento prático profissional de domínio teórico".
"Outro aspecto que se deve ter em mente é o de que, na forma atual, a legislação termina por permitir o aproveitamento de mão-de-obra não-qualificada, menos onerosa a empresas, em detrimento da valorização do profissional ou daquele que está em processo de qualificação", argumenta o senador.
28/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Carlos Wilson quer estágio obrigatório para estudantes de universidades federais
César Borges quer descentralizar investimentos do BNDES
César Borges quer mais investimentos em saneamento básico
César Borges quer incentivar contribuições à saúde pública
César Borges quer punir fraude na intermediação de mão-de-obra
César Borges quer plebiscito sobre porte de armas