Carlos Wilson quer estágio obrigatório para estudantes de universidades federais



Projeto apresentado nesta terça-feira (dia 12) pelo senador Carlos Wilson (PTB-PE) institui a obrigatoriedade de que estudantes formados por universidades públicas federais prestem serviços à comunidade como forma de ressarcir os investimentos feitos para sua formação. Tais serviços seriam realizados sob a forma de estágio retributivo obrigatório, que teria a duração de dois anos.

Argumentando em favor de sua proposta, o parlamentar disse que entre os objetivos do projeto está a instituição de um vínculo entre os profissionais formados por essas instituições e as comunidades carentes do estado em que residem. Hoje, na avaliação do senador, os estudantes não guardam qualquer relação com a situação das populações que vivem à margem dos muros dos campi universitários.

- E sem o compromisso de interferir na realidade dos menos privilegiados, acabam se formando com recursos públicos para trabalhar apenas em setores que lhes assegurem retorno financeiro - disse.

Para o senador, até procede a justificativa de que um profissional médico, que estudou sete ou oito anos, e realizou dois anos de residência médica, dificilmente iria se dispor a trabalhar em localidades distantes dos grandes centros. No entanto, Carlos Wilson questiona: "Então, por que nós, os contribuintes, temos que pagar a formação de profissionais, que depois vão fazer fortunas em clínicas instaladas em áreas nobres, de alto poder aquisitivo?"

O senador lembrou ainda que durante o período em que ocupou o governo de Pernambuco, em 1990, construiu um hospital na cidade de Salgueiro, localizada no sertão do estado, atendendo a pedido da população local.

- Tive e tenho orgulho da obra que realizei. Recentemente constatei, entretanto, que embora o hospital esteja preservado em suas instalações e equipamentos, simplesmente não há profissionais de saúde em número suficiente para ocupar algumas das mais importantes clínicas instaladas - lamentou.

Em fevereiro, Carlos Wilson apresentou outro projeto na área de Educação, assegurando 50% das vagas das universidades estaduais a alunos originários das escolas públicas estaduais. Os dois projetos tramitam na Comissão de Constituição e Justiça.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson propõe Estágio Retributivo Obrigatório para universitários das federais

CE vota projeto que garante vagas para estudantes da rede pública em universidades federais

Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas

Estudantes negros ainda são menos de 10% nas universidades federais

Secretaria prevê entrada de 52 mil estudantes negros por ano nas universidades federais

Carlos Wilson reclama de paralisação de programas federais contra trabalho infantil