César Borges vê Brasil dividido após primeiro turno das eleições



O senador César Borges (PFL-BA) lamentou que o primeiro turno das eleições de 2006 tenha revelado uma divisão nítida na preferência do eleitorado brasileiro. Enquanto o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) venceu nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em alguns estados do Norte (Rondônia, Roraima e Acre), o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arrebatou a grande maioria dos votos na região Nordeste, segundo assinalou o pefelista.

Na sua opinião, a política do governo Lula dirigida às diversas regiões do país determinou essa distinção na postura do eleitorado. Como as três principais regiões que deram a vitória a Alckmin têm grande parte de sua economia atrelada ao agronegócio, César Borges acredita, por exemplo, que a desatenção ao setor atribuída ao atual governo tenha concorrido para esse resultado.

O senador pela Bahia credita o sucesso de Lula nas urnas da região Nordeste ao programa Bolsa Família, já que, para ele, não houve políticas federais de infra-estrutura e desenvolvimento no Nordeste. Além de apelar por uma reação do eleitorado nordestino, César Borges disse esperar a união do povo brasileiro, no segundo turno, em torno do projeto político de Alckmin.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) considerou um crime fazer campanha eleitoral e estruturar um projeto de governo só com base no Bolsa Família.

10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votações em Plenário só após segundo turno das eleições

Senado retoma votações após segundo turno das eleições municipais

César Borges diz que PR saiu vitorioso das eleições na Bahia

CONGRESSO APRECIARÁ CRÉDITOS SUPLEMENTARES APÓS SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

César Borges acusa o governo de influenciar eleições com uso da máquina

TSE marca para 3 de outubro o primeiro turno das eleições de 2010