CFC ouve procuradores sobre evasão de divisas e "lavagem de dinheiro"



As investigações do Ministério Público da União sobre a evasão de divisas e a remessa ilegal de dólares para o Exterior, por meio de contas CC-5 operadas na agência do Banco do Estado do Paraná (Banestado) em Nova York, será tema de audiência pública a ser promovida nesta quarta-feira (14), às 11h30, pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC). Antes de dar início ao debate, o colegiado irá deliberar sobre uma pauta de quatro itens, a maioria relativa a relatórios de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

A audiência pública sobre a -lavagem de dinheiro- foi solicitada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que defende a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto. Na oportunidade, os procuradores da República Raquel Branquinho Nascimento, Valquíria Quixadá Nunes e Luiz Francisco de Souza deverão abordar, entre outros assuntos, o resultado da quebra do sigilo das contas CC-5 do Banestado em Nova York nos anos de 1998 e 1999. Segundo a senadora, US$ 15 bilhões teriam sido movimentados nessas contas.

Em relação aos relatórios de auditoria do TCU, todos foram relatados por Ideli Salvatti, que elaborou parecer pelo conhecimento da matéria e remessa do processado ao arquivo. Os levantamentos tiveram como alvo obras do projeto de aproveitamento hidroagrícola dos tabuleiros litorâneos de Parnaíba (PI); precatórios pagos pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER); e atividades desenvolvidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A CFC vai examinar ainda parecer do senador João Ribeiro (PFL-TO) pelo arquivamento de proposta de fiscalização e controle da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA). Com base no Regimento Interno do Senado, a parlamentar pediu a instauração desse procedimento para examinar a legalidade de atos de gestão praticados pelo grupo Rede de Empresas Distribuidoras de Energia (Rede) e suas subsidiárias, além de verificar a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) frente a -indícios de irregularidades-.



09/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sub-relatoria ouve empresário acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

CPI ouve ministro do TCU sobre evasão de divisas

CPI do Banestado ouve ministro do TCU sobre evasão de divisas por agências bancárias no Paraná

Evasão de divisas incluiu contas falsas, de "fantasmas", e até carros-fortes com dinheiro vivo

PROCURADORES ASSOCIAM BINGOS A LAVAGEM DE DINHEIRO

Evasão de renda e lavagem de dinheiro são temas dos depoimentos desta quarta na CPI