CFC retoma investigação sobre remessas ilegais ao exterior



A atual situação das investigações das remessas ilegais de divisas ao exterior via contas CC-5 da agência do Banco do Estado do Paraná (Banestado) de Nova York será o tema de audiência pública a ser promovida nesta quarta-feira (21), a partir das 11h30, pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) . Foram convidados a participar da audiência o delegado da Polícia Federal José Francisco de Castilho Neto e o perito federal Renato Barbosa.

O convite para os dois policiais participarem da audiência partiu de requerimento apresentado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que já havia solicitado a realização de duas outras audiências públicas para tratar do mesmo assunto. Em reunião da comissão na última quinta-feira (15), a senadora pediu ainda o comparecimento de João Marques Brandão Neto, procurador da República em Blumenau (SC). Ela informou que o procurador está investigando remessas ilegais de dólares feitas por outros meios que não as contas CC-5.

Para Ideli, o esquema de envio de recursos via CC-5 que vem sendo descoberto por essas investigações só pode ser ilegal. Se o dinheiro fosse legal, ponderou, não seria necessário um esquema envolvendo doleiros, -laranjas- e contas CC-5 de diversos bancos. Na mesma reunião do dia 15, a CFC também solicitou à Secretaria da Receita Federal a criação de um grupo de pelo menos 30 auditores fiscais da Receita Federal para auxiliar na apuração dos dados.



19/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti recebe procurador para tratar de remessas ilegais para o exterior

CPI ENVIA À RECEITA DOCUMENTOS SOBRE REMESSAS AO EXTERIOR

CPI ouve Gustavo Franco sobre liberação de remessas para o exterior

Doleiro paraguaio era "barriga de aluguel" nas remessas ilegais por Foz do Iguaçu

Ideli quer Receita com acesso à informações sobre remessas para o exterior

CAE analisa projeto que aumenta controle sobre remessas de dinheiro para o exterior