CFC vota requerimentos sobre privatizações
A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) deve votar, na reunião desta quarta-feira (19), dois requerimentos solicitando depoimentos de autoridades para esclarecer possíveis irregularidades nas privatizações.
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) quer que a comissão ouça as explicações do candidato a presidente pelo PSDB, o senador José Serra (SP), e também do empresário Gregório Marin Preciado, casado com uma prima de Serra. Seu requerimento tem por base reportagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo as quais Preciado, ex-sócio do senador, teria recebido recursos do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) para participar de leilões de privatização de três estatais estaduais de energia.
Já o senador Romero Jucá (PSDB-RR) pediu que sejam convidados o deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) e dois ex-diretores da Previ, Humberto Diniz e Antonio Nogueirol. O senador quer que eles esclareçam a participação do deputado na privatização da Companhia Vale do Rio Doce. O requerimento de Jucá baseia-se em reportagens publicadas pelo jornal O Globo, segundo o qual o deputado esteve por duas vezes com os diretores da Previ objetivando influir na composição do consórcio a ser formado para ingressar no leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce.
Outro requerimento, do senador Moreira Mendes (PFL-RO), solicita que o diretor do Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Gabriel Calzavara de Araújo, preste depoimento com respeito a denúncias publicadas na imprensa sobre irregularidades em projetos de pesca no Nordeste. Completam a pauta da CFC outros cinco itens sobre auditorias e inspeções realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
18/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CFC vota requerimentos sobre privatizações
CFC discute requerimentos sobre irregularidades em privatizações
CCJ vota requerimentos de informações sobre sonegação de CPMF
Subcomissão sobre Gerenciamento de Resíduos sólidos vota requerimentos
CPI do Banestado decide sobre convocação de Maluf e vota requerimentos para novas audiências
Comissão de Justiça aprova mais requerimentos e vota projetos após audiência sobre jovens de Luziânia