Chamadas nacionais de longa distância feitas em orelhões não serão cobradas



A Embratel não poderá cobrar por chamadas nacionais de longa distância, feitas entre 30 de abril e 31 de dezembro deste ano, nos 1,5 mil orelhões sob sua responsabilidade. Durante esse período, a empresa deverá divulgar a gratuidade do serviço em jornais de grande circulação.

Anatel mantém sistema automatizado de registro para reclamações de usuários.

Brasil já tem mais de 250 milhões de linhas de celulares.

A medida foi determinada pelas superintendências de Serviços Públicos e de Universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa do desempenho insatisfatório da empresa na execução do plano de revitalização de telefonia de uso público, iniciado em setembro de 2011. A Anatel constatou que parte significativa da planta de orelhões da Embratel continua fora de condições regulamentares de uso.

Até junho, a gratuidade deverá ser em 70% do total de orelhões, no mínimo. A Embratel também deverá elevar a disponibilidade e a qualidade do funcionamento dos aparelhos em 80% até 30 de setembro e em 95% até 31 de dezembro, sob pena de restrição à cobrança de outras chamadas, inclusive em telefones individuais.

A Anatel informou que também está analisando o desempenho de outras concessionárias. Eventuais resultados insatisfatórios poderão resultar em medidas como essa.

Em nota, a Embratel informou que a gratuidade foi uma iniciativa proposta pela empresa para atender ao plano da Anatel de melhorar a telefonia de uso público. Segundo a empresa, a planta de orelhões está sendo totalmente renovada, com previsão de conclusão para dezembro de 2012, sendo que 75% serão substituídos até julho deste ano.

 

Fonte:
Agência Brasil



25/04/2012 11:15


Artigos Relacionados


CCT vai debater proposta de mudança para chamadas telefônicas de longa distância

Projeto torna opcional uso do código da operadora em chamadas de longa distância

Audiências debatem liberdade tarifária em longa distância internacional

Projeto torna opcional uso dos dois dígitos da operadora de longa distância

Inscrições para cursos a distância do ILB podem ser feitas a partir desta segunda-feira

Chamadas para telefones móveis do DDD 11 só serão completadas com os nove dígitos