Chanceler austríaco deve discursar na sessão que celebra fim da escravidão



Acompanhado de delegação de empresários dos setores financeiro, siderúrgico, turístico, energético e de transporte, o chanceler federal da República da Áustria, Alfred Gusenbauer, visita nesta terça-feira (13) o Senado, devendo discursar na sessão especial em que a Casa celebra os 120 anos da abolição da escravatura. Homenageada nesta sessão, a princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, era neta da arquiduquesa Leopoldina da Áustria, pertencente à Casa de Habsburgo.

A vinda de Gusenbauer ao Brasil dá seguimento à visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à Áustria, em 2006, e coincide com um momento em que as relações entre os dois países registram crescente dinamismo. De acordo com o Itamaraty, os dois países compartilham as mesmas idéias a respeito do fortalecimento da democracia, do multilateralismo, do respeito aos direitos humanos e da promoção do desenvolvimento com justiça social.

Nessa visita ao Brasil, o chanceler austríaco vai também a São Paulo, tendo encontros na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e na empresa siderúrgica Villares Metals, adquirida em 2004 pelo grupo austríaco-sueco Böhler-Uddeholm AG.

Em Brasília, Gusenbauer terá encontro de trabalho com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, seguido de almoço no Palácio Itamaraty.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão plenária é retomada; Mário Couto é o primeiro a discursar

Arthur Virgílio diz que há a escravidão óbvia e a escravidão subterrânea

Acordo não deve prejudicar agronegócio brasileiro, diz chanceler

Sessão na segunda celebra Dia do Trabalho

Senado celebra Dia da Síndrome de Down em sessão no Plenário

Sessão solene celebra Dia Internacional da Mulher