Congresso comemora 180 anos do Parlamento brasileiro



O Congresso Nacional realizou na manhã desta quinta-feira (12), sob a presidência do senador José Sarney, sessão solene em homenagem aos 180 anos de existência do Parlamento brasileiro. O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, também participou dos trabalhos que foram iniciados com apresentação de peças musicais de Villa-Lobos e de Ernesto Nazareth pelo Coral do Senado. A cerimônia foi organizada pela Comissão dos 180 anos do Parlamento e contou com a presença de parlamentares e autoridades do Executivo e do Judiciário.

O presidente José Sarney destacou a relevância da data, observando que a idéia de existência do Parlamento já existia antes mesmo da data oficial de sua instalação, em 3 de maio de 1823. Revelando sua emoção com a solenidade, o senador frisou o papel fundamental que o Parlamento sempre desempenhou na história nacional, apontando o Legislativo como grande realizador das transformações feitas no país. -Mais do que orgulho por participarmos deste processo, devemos reconhecer a imensa responsabilidade que temos perante a Nação-, afirmou o senador.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Hélio Costa (PMDB-MG) também chamaram atenção para os acontecimentos e vultos políticos que passaram pelo Parlamento brasileiro, e os deputados Chico Alencar (PT-RJ) e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) falaram em nome da Câmara dos Deputados na sessão.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso comemora 180 anos do Parlamento brasileiro

Congresso Nacional comemora nesta semana os 180 anos do Parlamento

Chico Alencar celebra 180 anos do Parlamento brasileiro

Sessão comemora 190 anos do Parlamento na terça-feira

Congresso terá 1º Ciclo de Palestras O Parlamento Brasileiro: Passado, Presente e Futuro

João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico