Zambiasi celebra aprovação, pelo Uruguai, do Parlamento do Mercosul
A aprovação, pela Câmara de Deputados do Uruguai, do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul foi celebrada, nesta quarta-feira (22), pelo presidente pro tempore da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). A decisão uruguaia permitirá, a seu ver, que o novo parlamento seja instalado - como havia sido previsto - ainda durante a presidência brasileira do bloco.
- Esta foi uma grande vitória, que nos permite avançar para a instalação desse espaço da cidadania mercosulina - disse Zambiasi.
A votação foi apertada. O protocolo foi aprovado por 64 votos a 54. O texto recebeu o apoio principalmente dos deputados da coalizão de esquerda Frente Ampla, que apóia o novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. Parlamentares dos tradicionais partidos Blanco e Colorado, que se encontram na oposição, disseram antes da votação que o momento não era propício ao aprofundamento da institucionalização do Mercosul.
Antes da sessão de ontem, o protocolo já havia sido aprovado pelo Senado do Uruguai e pelos Congressos nacionais de Argentina, Brasil e Paraguai. A votação pela Câmara uruguaia era a última que faltava para que a proposta pudesse entrar em vigor.
A sessão inaugural do novo parlamento deve ocorrer em Brasília, no dia 14 de dezembro. As sessões regulares provavelmente terão início a partir de março ou abril, já na capital uruguaia, Montevidéu, que será a sede do parlamento.
22/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul
Zambiasi comemora aprovação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul
Zambiasi pede celeridade na aprovação de protocolo de criação do Parlamento do Mercosul
Ségio Zambiasi celebra a "maioridade" do Mercosul
Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul
Zambiasi vai propor conselho de segurança ao Parlamento do Mercosul