Chirac, político de centro, vem em visita comercial
O presidente da França, Jacques Chirac, está no Brasil em visita oficial trazendo uma comitiva composta por seus ministros das Relações Exteriores, da Defesa e da Economia, além de aproximadamente 20 empresários.É a primeira escala de uma viagem que o levará a Santiago do Chile, onde nesta sexta-feira (26) se reunirá com a presidenta Michelle Bachelet e participará de um fórum econômico bilateral naquele país.
No Brasil, estão entre os assuntos tratados por Chirac com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a negociação em curso na Organização Mundial do Comércio (OMC), para que a União Européia reduza os subsídios ao setor agrícola, e uma abordagem sobre a nacionalização do gás natural na Bolívia. Os empresários que acompanham o presidente francês deverão conversar com ministros brasileiros da área econômica e comercial e com o Ministério da Defesa sobre a venda de aviões franceses para o Brasil e um projeto para a fabricação conjunta de helicópteros pelos dois países.
Biografia
Jacques Chirac é presidente reeleito da França desde 2002. Em 1995, foi eleito pela primeira vez, derrotando o candidato socialista Lionel Jospin, em segundo turno, com 52,64%. Em 2002, muda para uma coalizão de partidos de centro, denominada União para uma Maioria Presidencial, e vence com 82% dos votos, também no segundo turno, o candidato extremista de direita Jean Marie-Le Pen.
Jacques Chirac chegou a militar brevemente no Partido Comunista Francês, na juventude. Ele foi prefeito de Paris, deputado várias vezes, ministro de Estado e primeiro-ministro duas vezes, e chegou a perder uma eleição para François Mitterrand (1988).
Como presidente, em julho de 1995, em atitude que surpreendeu o mundo, decidiu efetuaruma campanha de testes nucleares em um atol do sul do Pacífico, acabando com uma moratória de explosões dessa modalidade pela França determinada em 1992 pelo então presidente François Miterrand. A campanha foi a última da política de defesa denominada dissuassion realizada pela França.
Chirac quer Brasil como parceiro da França para "globalização harmoniosa"
Renan destaca "parceria privilegiada" entre Brasil e França
Aldo Rebelo destaca tradição democrática e libertária da França
25/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Político espanhol visita Sarney
Gilberto Gil quer a cultura no centro do debate político
Lembo faz visita surpresa à Junta Comercial de São Paulo
Visita de Obama é uma ótima oportunidade comercial para o Brasil, diz CNI
Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país
Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país