Chofer de ônibus pode ser impedido de dirigir por mais de quatro horas



O motorista de ônibus ou caminhão que trafega em rodovias poderá ficar proibido de dirigir ininterruptamente por mais de quatro horas, se o Senado aprovar projeto nesse sentido a ser votado nesta terça-feira (9) pelo Plenário. De iniciativa do governo, o projeto acarretará aumento de custos nos serviços que esses veículos prestam, mas o Executivo espera reduzir os acidentes nas estradas.

- Esses custos serão amplamente compensados e superados pelos benefícios decorrentes da redução de acidentes no trânsito e mesmo pela geração de cerca de 210 mil novos empregos diretos, que podem decorrer dessas medidas - diz a exposição de motivos enviada pelo Palácio do Planalto.

O governo argumenta que 38% dos acidentes de trânsito que ocorrem em rodovias federais envolvem a responsabilidade de motoristas de caminhões e ônibus, estimando em cerca de R$ 2 bilhões/ano as perdas decorrentes de todos os acidentes nestas rodovias.

Já aprovado na Câmara, o projeto estabelece que o motorista descansará pelo menos uma hora de forma contínua ou de modo descontínuo, ao longo das quatro horas dirigidas. O texto obriga também os motoristas a observar, dentro do período de 24 horas, intervalo ininterrupto de 12 horas para descanso.

Na mesma exposição de motivos, o governo diz que a modalidade rodoviária é utilizada por cerca de 12 mil empresas e 350 mil transportadores autônomos, que operam uma frota de mais de um 1,5 milhão de caminhões e mais de 170 mil ônibus, gerando 3,5 milhões de empregos diretos.

O Executivo diz que o envelhecimento da frota e a deterioração da malha rodoviária aumentam o tempo de viagem, o consumo de combustível e os custos operacionais. Para compensar esses problemas e manter a competitividade, os motoristas apelam para a ampliação do tempo de permanência na direção dos veículos, ou para o abuso da velocidade, tornando-se responsáveis por uma proporção significativa dos acidentes de trânsito.



08/04/2002

Agência Senado


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