CI aprecia reestruturação do setor federal de transportes



A reestruturação do setor federal de transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário, proposta pelo Executivo, será examinada pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) nesta terça-feira (dia 24), às 10h. A matéria está sendo relatada pelo senador Nabor Júnior (PMDB-AC) e prevê a criação do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, da Agência Nacional de Transportes (ANT) e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dinfra).

Além de garantir a continuidade da desestatização da infra-estrutura de transporte, esse projeto pretende capacitar o Estado a atuar como agente regulador do setor, papel a ser exercido pela ANT. Caberá ao Dinfra, órgão que vai substituir o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), a ser extinto, implementar a política nacional de transportes, supervisionar e fiscalizar as atividades de entidades delegatárias de obras e serviços de infra-estrutura. Na justificativa do projeto, o governo federal declara sua intenção de imprimir maior impulso ao desenvolvimento nas áreas de rodovias, portos, hidrovias e ferrovias.

A CI também deve discutir projeto do senador licenciado José Jorge (PFL-PE), atual ministro de Minas e Energia, alterando a lei que disciplina o regime de concessões de serviços públicos de energia elétrica. Essa proposição pretende estender a todas as fontes alternativas de energia de potência superior a mil quilowatts, inclusive as eólicas, os benefícios concedidos às pequenas centrais hidrelétricas. Hoje, essas geradoras têm redução de 50% no valor do pedágio de transmissão e distribuição de eletricidade e podem comercializar energia com consumidores com carga igual ou acima de 500 quilowatts.

A exemplo do senador Paulo Souto (PFL-BA), que apresentou parecer favorável ao projeto de José Jorge, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) também defende a aprovação de projeto da Câmara que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas dirigidas aos consumidores no verso das contas de energia elétrica. Na oportunidade, a CI deverá pronunciar-se sobre a realização de seminário sobre o setor energético nacional em conjunto com a Federação Nacional dos Engenheiros.

23/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI aprova reestruturação do setor federal de transportes

Reestruturação do setor de transportes vai à sanção presidencial

ACM faz apelo ao governo federal por socorro ao setor de transportes

Simon defende reestruturação do setor aéreo brasileiro

Jucá elogia reestruturação da Caixa Econômica Federal

COMISSÃO DE ORÇAMENTO APRECIA CRÉDITO ESPECIAL PARA TRANSPORTES