CI aprova reestruturação do setor federal de transportes



Parecer favorável do senador Nabor Júnior (PMDB-AC) ao projeto da Câmara que reestrutura o setor federal de transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (dia 25), pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). Em seu relatório, Nabor Júnior acatou integralmente o substitutivo da Câmara elaborado pelo deputado Eliseu Resende (PFL-MG), rejeitando as 17 emendas apresentadas no âmbito da CI. De autoria do Poder Executivo, a matéria tramita em regime de urgência e deve ser votada pelo Plenário do Senado até o dia 06 de maio.

Os senadores Carlos Patrocínio (PFL-TO), Gerson Camata (PMDB-ES), Ricardo Santos (PSDB-ES) e Moreira Mendes (PFL-RO) resolveram abrir mão de suas emendas após um acordo firmado com o governo. Diante da polêmica em torno do projeto, o presidente da CI, senador José Alencar (PMDB-MG), suspendeu temporariamente os trabalhos para que os parlamentares pudessem negociar os pontos de divergência com o próprio ministro dos Transportes, Eliseu Padilha.

Para não atrasar a aprovação da matéria, que teria de voltar à Câmara se fosse emendada no Senado, ficou acertado que o decreto de regulamentação da nova lei irá contemplar as sugestões dos senadores. Graças a esse acordo, a Valec - Engenharia, Construção e Ferrovias S/A, estatal concessionária da Ferrovia Norte Sul, não será extinta ou dissolvida, conforme prevê o projeto, antes da conclusão da obra. Em caso de privatização da empresa antes do término da ferrovia, assegurou-se que a obra integrará o rol de obrigações da concessionária privada.

A negociação entre os senadores da CI e o ministro Eliseu Padilha também alcançou a área portuária. Embora seja criada a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), deverão ser mantidas as atribuições e competências do Conselho de Atividade Portuária (CAP) e da administração portuária previstas na Lei nº 8.630/93 (Lei dos Portos). Essa mesma legislação também continuará a reger os atos de outorga para exploração dos terminais portuários.

Além de apreciar a proposta de reestruturação do setor de transportes, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura votou projeto do ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF) relativo à preservação da concepção urbanística de Brasília. A CI aprovou por unanimidade parecer do relator, senador Paulo Hartung (PPS-ES), pela rejeição do projeto. Segundo Hartung, a proposta apresentava contradições e aspectos de inconstitucionalidade.

Senadores aplaudem acordo com governo sobre mudanças no setor de transportes

25/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI aprecia reestruturação do setor federal de transportes

Reestruturação do setor de transportes vai à sanção presidencial

Plenário aprova a reestruturação de carreiras do serviço público federal

ACM faz apelo ao governo federal por socorro ao setor de transportes

Simon defende reestruturação do setor aéreo brasileiro

Jucá elogia reestruturação da Caixa Econômica Federal