CI aprova indicação de Fernando Fialho para Antaq
Por unanimidade, a Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) aprovou, nesta terça-feira (30), a indicação do engenheiro Fernando Antonio Brito Fialho para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A necessidade de melhorar o aproveitamento dos rios e do mar para o transporte de cargas no Brasil dominou o debate entre Fernando Fialho e senadores durante o processo de votação.
Ao apresentar parecer favorável à indicação, o relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que Fernando Fialho tem todas as credenciais para ocupar o cargo de diretor da Antaq. O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) citou a experiência profissional de Fialho registrada em sua gestão de presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), de 2003 a 2005.
O presidente da CI, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), e os senadores Roberto Saturnino (PT-RJ), Sibá Machado (PT-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT) também participaram do debate. O indicado para a Antaq destacou que o Brasil precisa desenvolver o transporte aquaviário tanto para melhorar a capacidade de competir no mercado internacional, quanto para distribuir produtos no mercado nacional a preços mais baratos.
Para justificar a necessidade de baratear os custos também do transporte no mercado interno, Fialho citou o caso do arroz produzido no Rio Grande do Sul e vendido para os estados do Nordeste e do Norte. O indicado afirmou ainda que a preservação do ambiente, no transporte aquaviário, deve ser vista como um fator do desenvolvimento sustentável e não como um problema a ser contornado. A revitalização do Rio São Francisco é um dos projetos nesse sentido, disse Fialho.
Ao responder a pergunta de Heráclito Fortes sobre a eclusa de Tucuruí, Fialho sugeriu que a comissão promova mudanças na legislação para tornar obrigatória a inserção de eclusas nos projetos de hidrelétricas construídas nos rios brasileiros navegáveis. Ele ressaltou que a hidrelétrica de Tucurui custará 30% a mais pelo fato de a eclusa não ter sido incluída no projeto original da barragem.
A indicação de Fernando Antonio Brito Fialho será analisada ainda pelo Plenário do Senado.
30/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CI aprova recondução de Fernando Fialho à diretoria-geral da Antaq
CI aprova recondução de Fernando Fialho ao cargo de diretor-geral da Antaq
Senado aprova recondução de Fernando Fialho à diretoria-geral da Antaq
Aprovada recondução de Fernando Fialho à diretoria-geral da Antaq
Comissão de Infra-Estrutura aprova indicação do presidente para diretoria da Antaq
CI aprova indicação de diretores da Antaq e ANP