CI aprova política nacional de segurança de barragens



O projeto que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens foi aprovado nesta quinta-feira (4). O projeto (PLC 168/09) é de autoria do deputado Leonardo Monteiro e trata das barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais.

O projeto foi aprovado terminativamente pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), onde o relatório favorável do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) foi acolhido por unanimidade. Caso não haja recurso para análise em Plenário, a matéria seguirá para sanção presidencial.

O texto é composto de seis capítulos e cria diretrizes para a verificação da segurança de barragens, definindo as obrigações e responsabilidades dos respectivos proprietários com a construção e manutenção, bem como um sistema de classificação de barragens segundo o risco e o dano potencial a elas associados. O projeto também prevê que sejam estabelecidos programas de educação e comunicação sobre segurança de barragens e determina as atribuições do órgão fiscalizador e do empreendedor.

Para o senador Delcídio Amaral (PT-MS), é fundamental estabelecer essa política, uma vez que o monitoramento de barragens e hidrelétricas evita desastres. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) salientou a necessidade de prevenir a perda de vidas humanas. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a regulamentação vai beneficiar as pequenas barragens instaladas na região Nordeste. O senador João Ribeiro (PR-TO) também comemorou a aprovação da matéria.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) lembrou recente rompimento da Barragem de Algodões, no Piauí, e suas trágicas consequências para a população. Ele disse que a tragédia foi um desastre anunciado devido à falta de manutenção e cuidado por parte do poder público.

- Chegou-se inclusive a solicitar a retirada das populações que viviam à sua margem. Mas, técnicos aconselharam o governador do estado a manter a população. Vivemos um desastre com cerca de dez mortes e várias famílias desabrigadas. Sobreviventes e atingidos aguardam o cumprimento de promessas feitas pelo governo para recuperação das suas perdas - afirmou.



04/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Política Nacional de Segurança de Barragens aguarda votação na CI

ANA abre audiência pública sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens

Política Nacional de Segurança de Barragens pode seguir para sanção

Acordo irá promover atuação em segurança de barragens

Jorge Yanai defende regulamentação da segurança de barragens

Política para atingidos por barragens será este ano