CI debate crise da Varig



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realiza, na tarde desta terça-feira (30), reunião do grupo de trabalho encarregado de debater soluções a serem tomadas a curto e médio prazos para a crise financeira enfrentada pela empresa aérea Varig.

O encontro, marcado a partir de requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), se dará em caráter reservado e contará com a participação de senadores e deputados coordenadores de bancadas estaduais.

Foram convidados ainda o presidente da Varig, Marcelo William Bottini, o presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, a procuradora da Infraero, Josefina Valle de O. Pinha, o diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais do Banco do Brasil, Ricardo Flores, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, o gerente de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Renato Martins, e o coordenador do Grupo de Trabalhadores da Varig, comandante Márcio Marsillac.

A CI é presidida pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Crise

A Viação Aérea Rio-Grandense, controlada acionariamente pelos empregados, por meio da Fundação Ruben Berta, completa 80 anos em 2007. Possui 54 aeronaves em operação e 9.400 empregados, dos quais 1.400 são pilotos e co-pilotos.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, alguns ex-dirigentes da empresa culpam os funcionários - que não teriam permitido, ao longo dos anos, ajustes ou demissões - pela situação atual. O último balancete financeiro, de setembro de 2005, mostra um passivo a descoberto de R$ 7,2 bilhões (se todos os ativos forem vendidos pelo valor contábil, esse é o valor que faltará para pagar as dívidas).

A crise também teria sido causada pela defasagem no preço das passagens nas últimas duas décadas, especialmente em rotas para a África e para a América Latina.

A Varig deverá ser leiloada no próximo mês de julho. Os interessados poderão apresentar proposta de compra por um preço mínimo de US$ 860 milhões.



26/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crise da Varig continua a ser debatida na CAE

Crise da Varig será debatida em audiência conjunta da CAE e CI

Paim: há soluções viáveis para a crise da Varig

A crise da Varig será debatida na Rádio Senado

Crise da Varig será debatida em reunião conjunta

Motta diz que crise na Varig provocou aumento no preço das passagens