CI debate crise da Varig
A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realiza, na tarde desta terça-feira (30), reunião do grupo de trabalho encarregado de debater soluções a serem tomadas a curto e médio prazos para a crise financeira enfrentada pela empresa aérea Varig.
O encontro, marcado a partir de requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), se dará em caráter reservado e contará com a participação de senadores e deputados coordenadores de bancadas estaduais.
Foram convidados ainda o presidente da Varig, Marcelo William Bottini, o presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, a procuradora da Infraero, Josefina Valle de O. Pinha, o diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais do Banco do Brasil, Ricardo Flores, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, o gerente de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Renato Martins, e o coordenador do Grupo de Trabalhadores da Varig, comandante Márcio Marsillac.
A CI é presidida pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).
Crise
A Viação Aérea Rio-Grandense, controlada acionariamente pelos empregados, por meio da Fundação Ruben Berta, completa 80 anos em 2007. Possui 54 aeronaves em operação e 9.400 empregados, dos quais 1.400 são pilotos e co-pilotos.
Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, alguns ex-dirigentes da empresa culpam os funcionários - que não teriam permitido, ao longo dos anos, ajustes ou demissões - pela situação atual. O último balancete financeiro, de setembro de 2005, mostra um passivo a descoberto de R$ 7,2 bilhões (se todos os ativos forem vendidos pelo valor contábil, esse é o valor que faltará para pagar as dívidas).
A crise também teria sido causada pela defasagem no preço das passagens nas últimas duas décadas, especialmente em rotas para a África e para a América Latina.
A Varig deverá ser leiloada no próximo mês de julho. Os interessados poderão apresentar proposta de compra por um preço mínimo de US$ 860 milhões.
26/05/2006
Agência Senado
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