CI debate projeto que estabelece diretrizes para o saneamento básico



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realiza nesta terça-feira (4), a partir das 10h, audiência pública destinada a debater o projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e cria a política nacional de saneamento básico. Deverão comparecer à reunião a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O projeto (PLS 155/05) tem por meta principal levar a toda a população, em especial a mais pobre, o saneamento básico - com destaque para o abastecimento de água potável e a coleta de esgotos sanitários. Como forma de baratear os custos, conforme prevê a proposta, serão usadas técnicas e processos considerados peculiares a cada região. Os beneficiários pagarão tarifa sobre os serviços, considerando, entretanto, a capacidade financeira de cada família.

A audiência pública também contará com as presenças dos presidentes da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento, Silvano da Costa; da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, Vitor Bertini; da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base, Paulo Godoy; e da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, Carlos Henrique da Cruz. Participará ainda do debate o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), relator de projeto nos mesmos moldes em tramitação na Câmara - o PLC 5.296/05, que institui diretrizes para os serviços públicos de saneamento básico.

CMA

Na quarta-feira (5), também com início previsto para as 10h, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) inicia o debate em torno da proposta do governo que instituiu nova tecnologia para o passaporte brasileiro, com destaque para a segurança do documento. A tecnologia está sendo desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A audiência pública contará com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; do presidente da Casa da Moeda, José dos Santos Barbosa, e do presidente do Serpro, Wagner Quirici, que virá acompanhado do diretor Sérgio Rosa.



03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que estabelece diretrizes para política de agricultura familiar

Senado aprova projeto que estabelece princípios e diretrizes para o Sistema Nacional de Viação

Senado aprova projeto que estabelece princípios e diretrizes para o Sistema Nacional de Viação

Projeto autoriza alíquota zero para saneamento básico

Secretaria debate políticas de saneamento básico

CE deve votar projeto que estabelece condições para funcionamento de escolas do ensino básico