CI quer aperfeiçoar o marco regulatório do saneamento



Quatro anteprojetos de lei para o aperfeiçoamento do marco regulatório do saneamento básico são o primeiro produto concreto dos ciclos de debates promovidos pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) desde 2009, informou nesta quinta-feira (24) o presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL).

De acordo com o parlamentar, as proposições pretendem definir isonomia de tratamento entre empresas públicas e privadas nas licitações de obras de saneamento; estabelecer que somente sejam liberados recursos federais para obras que tenham projetos básicos bem fundamentados e providos de critérios técnicos rigorosos; permitir que recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser alocados em projetos de saneamento; e estabelecer formas de controle do uso do solo. As propostas ainda serão enviadas para conhecimento dos parlamentares.

Collor escolheu o senador Eliseu Resende (DEM-MG) para coordenar o processo de recolhimento de sugestões dos senadores e a redação final do texto das matérias. Até meados de março, a CI deve apresentar os projetos. Eliseu Resende agradeceu sua indicação, manifestando sua concordância com a elaboração de um novo marco regulatório para obras de saneamento, o que, conforme lembrou, resultará em impacto positivo para todas as demais construções e obras de infraestrutura.

Ciclo de debates

Fernando Collor agendou para a próxima segunda-feira (1º) o início do ciclo de debates que discutirá "Recursos Humanos para Inovação e Competitividade", com o objetivo de reunir subsídio para a formação e capacitação de mão de obra necessária para enfrentar os desafios nos setores ligados à infraestrutura no país. Serão realizadas 14 audiências públicas nesse primeiro semestre, dentro da programação da Agenda Desafio 2009/2015.

Foram convidados para o primeiro debate os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; o economista Mário Luis Possas; e o doutor em engenharia química Pedro Wongtschowski.



25/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan quer dar celeridade à votação do marco regulatório do setor de saneamento

Aprovação do Marco Regulatório para o Setor de Saneamento - já implementada

Novo marco regulatório do saneamento básico integra pauta da CI

Comissão apresentará propostas para marco regulatório do saneamento

CI apresentará quatro projetos para atualizar marco regulatório do saneamento

CI examina propostas que tratam do novo marco regulatório do saneamento básico