CI vai analisar projeto que prevê isenção de IPI para carro elétrico



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) deve votar, na próxima quinta-feira (21), projeto de lei (PLS 44/09) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), pelo período de dez anos, aos veículos de passageiros e mistos movidos a tração elétrica.

De autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), o projeto tem como relator o senador Jayme Campos (DEM-MT), que apresentou voto favorável à proposta com duas emendas. A matéria será analisada posteriormente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Flavio Arns argumenta que a legislação tributária deve incorporar preocupação maior com o meio ambiente e a preservação de recursos naturais, utilizando o IPI como estímulo à produção de bens menos poluentes. No caso dos veículos automotores, segundo ele, essa preocupação já se revela, uma vez que as alíquotas do imposto elevam-se na mesma proporção das cilindradas, o que significa que quanto maior a potência do veículo, maior a sua tributação.

O senador ressalta que os carros movidos a tração elétrica são ainda menos poluentes, tanto os exclusivamente elétricos como os chamados "híbridos", em que um acumulador elétrico trabalha em conjunto com um motor a explosão. No entanto, observa, esses veículos são até hoje ignorados pela legislação tributária, que não lhes dispensa qualquer tipo de benefício, o que pode contribuir para a inexistência de veículos nacionais com esse perfil no mercado.

"Não podemos apostar somente no biocombustível para reduzir nossas emissões de gás carbônico e nossa dependência de petróleo, altamente poluidor. Devemos estimular o desenvolvimento e a produção de amplo arco de alternativas, entre as quais se destaca o veículo movido a tração elétrica, que já demonstra desempenho satisfatório em outros países", argumenta o senador na justificativa do projeto.

Flávio Arns assinala ainda que o projeto não implica criação de despesa ou renúncia de receita para a União, uma vez que atualmente não há produção ou comercialização de veículos dessa natureza. O benefício visa na verdade criar esse mercado, explica, recomendando que a isenção vigore pelo prazo determinado de dez anos.

Biodiesel

Também deverá ser analisado pela comissão o projeto de lei (PLS 18/07) que estabelece linhas de crédito específicas para o investimento em unidades de produção de biodiesel e para o cultivo de oleaginosas a serem cultivadas como matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

A matéria seria apreciada na reunião da comissão no dia 2 de abril, mas foi retirada da pauta pelo presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL). Na oportunidade, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) adiantou que iria solicitar o arquivamento do projeto ao autor da matéria, o senador Cesar Borges (PR-BA), e ao relator da proposição, o senador João Tenório (PSDB-AL).

- Este projeto é inadequado para o momento, pois a produção de biodiesel, hoje, no país, está ociosa, o que está causando muitas dificuldades aos investidores do setor. Os valores comercializados estão abaixo do custo de produção, situação adversa do que ocorria em 2007, época da apresentação do projeto - justificou Goellner na ocasião.

DNOCS

A CI também deverá votar requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) solicitando a realização de audiência pública em forma de seminário para debater a atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Semiárido Nordestino, que completa 100 anos.

O seminário será organizado em dois painéis, a serem coordenados por senadores da comissão, sobre os temas: "O papel do DNOCS no semiárido nordestino" e "Perímetros públicos de irrigação: Necessidades e potencialidades".

O primeiro painel terá como convidados o diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes Neto; o consultor do Ministério do Meio Ambiente Antônio Rocha Magalhães; e o consultor do Ministério da Integração Nacional José Otomar de Carvalho. Para o segundo painel, foram convidados o presidente da Federação de Apoio às Organizações de Produtores dos Perímetros Públicos de Irrigação (Fapid), Rogério Junqueira; e o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho.

A reunião da CI começa às 8h30.



15/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carro elétrico poderá ter isenção de IPI por dez anos

CI examina projeto de Flavio Arns que isenta carro elétrico de IPI

Projeto prevê isenção de ICMS para empresas aéreas

Projeto prevê isenção de taxa para registro de imóvel popular

Comissão vai analisar projeto que prevê o arrendamento compulsório de imóvel rural

CAE aprova isenção de IPI para deficiente auditivo comprar carro