CI vota incentivo a energias renováveis
A proposta de Lobão, que já tem parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), pretende promover o desenvolvimento das energias termossolar e eólica, possibilitando a criação de cooperativas de produtores e usuários, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Para um país com abundância de luz solar, não faz sentido relegar ao descaso a energia solar que tem um impacto ambiental baixo e que pode ser usada em regiões isoladas e carentes", argumenta Lobão em sua justificativa.
A CI examina ainda, em caráter terminativo, projeto que altera a Política Nacional de Recursos Hídricos, desonerando o uso de água de rios para matar a sede de animais, para a piscicultura e para a irrigação de propriedades que tenham no máximo dois módulos rurais. O relator, senador Arlindo Porto (PTB-MG), recomenda a aprovação da proposta, apresentada pelo senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS). Porém, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) apresentou um relatório alternativo pedindo a rejeição do projeto.
Os senadores da CI, presidida pelo senador José Alencar (PMDB-MG), também devem analisar relatório da senadora Heloísa Helena (PT-AL), favorável ao projeto de lei que altera as regras para operação de embarcação estrangeira na navegação fluvial e de cabotagem no Brasil. Para o autor do projeto, as regras atuais desincentivam a indústria naval brasileira, por serem liberais ao permitir o aluguel de barcos estrangeiros.
22/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CI vota incentivo a energias renováveis
CI aprova projeto que cria o Programa de Incentivo a Energias Renováveis
INFRA-ESTRUTURA ANALISA INCENTIVO PARA PRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
UNESP lança olimpíada de Energias Renováveis
Miguel Rossetto vê 'outro pré-sal' nas energias renováveis
APROVADO NA CAE PROGRAMA QUE INCENTIVA ENERGIAS RENOVÁVEIS