Cícero Lucena defende suspensão de pagamento de dívidas de agricultores nordestinos
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) fez um apelo ao governo federal, em discurso nesta segunda-feira (4), para que suspenda, por um ano, as cobranças dos financiamentos agrícolas de produtores rurais nordestinos que tiveram operações contratadas até o final de 2006.
Além da renegociação das dívidas, Cícero Lucena considerou como medida fundamental para a solução definitiva do endividamento dos agricultores nordestinos, a implementação, por parte do governo de uma política de crédito específica para o setor.
— Além da renegociação defendo a criação de um novo modelo de concessão de crédito para o agricultor do semiárido, ou, do contrário, estaremos assistindo ano após ano, seca após seca, o endividamento dos proprietários rurais e o comprometimento do patrimônio com dívidas existentes no modelo que vem sendo utilizado — disse.
Em seu pronunciamento, Cícero Lucena criticou o que classificou como “segregação regional”, no tratamento dado pelo governo federal à Paraíba. Segundo ele, estados como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia têm recebido maiores benefícios federais do que os demais no Nordeste.
04/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena defende aprovação da MP que beneficia pequenos agricultores
Rosalba defende perdão de dívidas de pequenos e médios agricultores nordestinos
Eunício Oliveira defende anistia para dívidas de agricultores nordestinos
Cícero Lucena determina suspensão de auxilio e devolução de recursos
Renan Calheiros: renegociação de dívidas de agricultores nordestinos já é lei
Renan comemora renegociação das dívidas dos agricultores nordestinos