Cícero Lucena lamenta "morte anunciada" de paciente do SUS na Paraíba



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) manifestou sua tristeza, em discurso no Plenário nesta segunda-feira (20), pela "morte anunciada" de uma paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependia de cirurgia cardíaca em hospital de João Pessoa (PB), conforme reportagens veiculadas por telejornais da TV Globo no fim de semana.

Cícero Lucena lembrou que foram criados impostos para financiar a área da saúde, como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), lamentando que esses recursos sejam tão mal gerenciados. O senador condenou, também, o "empurra-empurra" entre as três esferas de governo, com a União, estados e municípios, eximindo-se mutuamente das responsabilidades nessa área.

O senador ressaltou que os recursos destinados à área de saúde não são suficientes e defendeu a disponibilização, pelo governo, de recursos extras para as prefeituras. Ele recordou que, como prefeito de João Pessoa, procurou ajustar o Programa Saúde da Família à modernidade do sistema privado de saúde.Lucena disse ter criado 180 equipes de Saúde da Família e integrado de tal modo o sistema que os pacientes que precisavam de atendimento especializado conseguiam agilizar a marcação de consultas e exames. Lucena relatou que, além disso, com o auxílio do então ministro da Saúde, José Serra, conseguiu realizar um mutirão de cirurgias diminuindo consideravelmente o tempo de sua execução.



20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena lamenta mortes causadas por fortes chuvas na Paraíba

Cícero Lucena lamenta morte de jornalista paraibano

Cícero Lucena lamenta morte de ex-deputado e de empresário paraibanos

LUCENA LAMENTA MORTE DE JURISTA NA PARAÍBA

Cícero Lucena lamenta morte de Paulo Renato e saída de Marisa Serrano do Senado

Cícero Lucena defende governador da Paraíba