Cícero Lucena lamenta morte de jornalista paraibano




O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) lamentou nesta quarta-feira (11) a morte aos 76 anos de idade do jornalista Josélio Gondim, apelidado de "Leão do Norte". Lucena disse que o jornalista foi um idealista e empreendedor, que deixou sua marca na comunicação da Paraíba e do Nordeste através das inúmeras publicações que fundou e comandou.

Lembrando a sua trajetória profissional, o senador disse que, no início dos anos 1950, Josélio Gondim, aos 17 anos de idade, bateu à porta do então senador Assis Chateaubriand para presenteá-lo com um retrato em óleo, que lhe rendeu uma bolsa de estudos no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Mas, o destino reservado a Josélio não estava no mundo da arte e sim no jornalismo.

- Josélio trocou os pincéis pela caneta e passou a trabalhar na imprensa, atuando à época em grandes veículos de comunicação, como o Diário de São Paulo, O Jornal do Rio de Janeiro e outros veículos impressos vinculados aos Diários Associados, como O Norte, na Paraíba - assinalou.

Lucena acrescentou que o jornalista foi um dos pioneiros do jornalismo em revista no Brasil, tendo fundado as revistas Tudo, O Espelho e O Sol. O senador disse que a revista Tudo rendeu a Josélio uma demanda jurídica com a revista americana Time, que alegava "semelhança gráfica e desvio de clientela". O imbróglio acabou com a venda da revista ao amigo Josemar Toscano Dantas.

- Josélio deixou também, por escrito, seus registros para a posteridade. São três livros: Sob o Sol do Nordeste; Eu Nu a Caminho dos Elefantes; e Cadeira de Rodas - Nas Ante-Salas da Morte. São testemunhos políticos mais passagens e visões da sua trajetória profissional e da sua vida pessoal - assinalou.



11/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena lamenta morte de ex-deputado e de empresário paraibanos

Cícero Lucena lamenta "morte anunciada" de paciente do SUS na Paraíba

Cícero Lucena lamenta morte de Paulo Renato e saída de Marisa Serrano do Senado

Cícero Lucena acusa governo paraibano de descumprir LRF

Cícero Lucena lamenta queda na arrecadação dos municípios

Efraim lamenta a morte do médico e político paraibano Epitácio Rolim