Cicloturismo é opção para turistas no Brasil



Um dos meios de transporte mais antigos, a bicicleta, não só ajuda a relaxar como traz inúmeros benefícios à saúde, como definir os músculos e melhorar o condicionamento físico. A "bike" ou "magrela" (apelidos populares dados a bicicleta por aqui) está cada vez mais presente entre os brasileiros, seja para se locomover até o trabalho ou para o lazer.

Imagine fugir do trânsito e poder tomar rotas alternativas sem afetar o meio ambiente e ainda não passar por meio aos carros, evitando os riscos de acidente. O blog Destino Brasil publicou nesta terça-feira (5) um lista de lugares para aliviar o estresse, fortalecer os músculos e ainda passar por belas paisagens.

A prática do cicloturismo, o uso de bicicletas como meio de transporte em viagens, ainda é rara por aqui, embora seja uma estratégia saudável, divertida e econômica para se locomover. A condição das estradas também é um desafio. As únicas que oferecem condições para usar bicicleta do tipo estrada ("speed" ou "caloi 10") são as grandes rodovias, onde o tráfego é intenso e quase sempre a bicicleta é proibida de circular.

Rio de Janeiro

O Rio é uma cidade que tem espírito esportivo. O calçadão de Ipanema ou Copacabana e os arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas são locais em que se costuma andar de bicicleta. A cidade tem 235 km de ciclovias e possui a maior malha cicloviária do Brasil, sendo também a segunda da América do Sul, perdendo apenas para Bogotá, na Colômbia.

Com tanto espaço, os ciclistas encontram no programa Rio Capital Bicicleta, a possibilidade de alugar uma entre as 19 estações, pagando R$ 20 por mês. Já quem deseja alugar a bicicleta só por um dia, não precisa fazer cadastro no site e a diária sai a R$ 10, podendo ser paga por cartão de crédito.

Santos

A cidade litorânea de Santos possui uma ótima estrutura para o ciclismo urbano. A cidade tem cerca de 20 km de ciclovia e integra várias regiões, da divisa com São Vicente na orla até a área portuária. Outro ponto a ser destacado é o número de pessoas que atravessam o “Ferry Boat” que liga Santos a Guarujá, de bicicleta.

Afuá – Pará

Na região Norte do País, a cidade de Afuá ficou famosa após se destacar por um fato curioso: não há carros na cidade e todo o transporte urbano é feito por bicicletas. Conhecida como “Veneza Marajoara", a cidade tem apenas 40 mil habitantes e é repleta de canais e palafitas. Uma das atrações é o “bicitáxi”, veículo de quatro rodas não motorizado construído a partir da junção de duas bicicletas, que serve ao transporte local.

Costa do Descobrimento – Bahia

 Por último, o passeio se encerra na Costa do Descobrimento, na Bahia. Os ciclistas podem explorar de bicicleta a região da Rota do Descobrimento, que vai de Prado a Santa Cruz Cabrália, conhecendo praias, vilas e falésias em meio a incríveis paisagens em destinos como Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Fonte:
Aquarela 2020



06/11/2013 11:00


Artigos Relacionados


Cartões internacionais são opção de dinheiro de plástico para turistas

Embratur divulga Brasil para turistas na África do Sul

América do Sul é o principal emissor de turistas para o Brasil

Caças suecos são melhor opção para o Brasil, afirma Agripino

Comitê quer atrair mais turistas sulamericanos para o Brasil

Embratur intensifica promoção do Brasil no exterior para atrair mais turistas