Cid Gomes defende política de integração nacional para diminuir desigualdades



À frente de um estado que sofre com a concorrência de produtos importados, o governador do Ceará, Cid Gomes, cobrou a implementação de uma política de integração e desenvolvimento regional como forma de resolver as desigualdades nacionais.

Em audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para debater o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, Cid Gomes argumentou que a falta dessa política motiva os estados a procurarem mecanismos para incrementar suas receitas, o que provocaria a chamada guerra fiscal.

Cid Gomes afirmou que o Ceará é o maior exportador de calçados e também importante produtor têxtil e vem sofrendo com a concorrência desleal dos produtos importados. Ele não se manifestou contrariamente ao projeto, porém. Sugeriu apenas que fossem adotadas alíquotas diferenciadas para estados e produtos para atender a todos as peculiaridades regionais.

O PRS 72/2010 visa dar fim à guerra fiscal entre estados e desestimular as importações. Na audiência também estão presentes os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e de Goiás, Marconi Perillo.



20/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Integração Nacional e CNI estudam ações para reduzir desigualdades regionais

Presidente do Ipea defende política tributária mais justa para enfrentar desigualdades e pobreza

Mário Couto cobra ação do governo para diminuir desigualdades regionais

Integração Nacional debate diretrizes para nova política de desenvolvimento

CAE convoca Ciro Gomes e Carlos Lessa para debater desigualdades regionais

Para Mão Santa, os 'royalties' devem ser usados para diminuir desigualdades regionais