Para Mão Santa, os 'royalties' devem ser usados para diminuir desigualdades regionais



O senador Mão Santa (PSC-PI) defendeu em Plenário a utilização dos royalties do petróleo da camada pré-sal para diminuição das desigualdades regionais.

- Não poderia deixar de advertir o Congresso sobre a oportunidade de diminuir as desigualdades, exigência da Constituição - enfatizou o parlamentar.

Mão Santa ponderou que atualmente a renda per capita no Sul e Centro-Oeste do país, se comparada ao interior do Norte e Nordeste é dez vezes maior. Ele vê, na discussão da distribuição dos recursos do pré-sal uma maneira de o Senado corrigir essas distorções.

Para isso, o parlamentar defendeu a retirada do regime de urgência das propostas que tratam do pré-sal em exame no Senado para que possam ser aperfeiçoadas pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE), entre outras.

Embora a bancada do Piauí na Câmara dos Deputados tenha votado favoravelmente à emenda do deputado Ibsen Pinheiro, que distribui parte dos royalties a estados produtores e não produtores de petróleo, Mão Santa salientou que o Senado deverá aperfeiçoar as propostas sem "perder aquela simbologia, aquela intenção de Ibsen Pinheiro e de Humberto Souto de dividir as riquezas".

Mão Santa entende que os recursos da exploração do petróleo da camada pré-sal devem ser destinados à Previdência Social, em benefício dos aposentados, como propõe Paulo Paim (PT-RS), e também para investimentos em saúde e segurança.



23/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto cobra ação do governo para diminuir desigualdades regionais

César Borges aplaude recriação da Sudene e pede investimentos para diminuir desigualdades regionais

Novo líder do PMDB, Eunício Oliveira promete atuar para diminuir desigualdades regionais

MOZARILDO QUER DIMINUIR DESIGUALDADES REGIONAIS

Wilson Santiago diz que 'royalties' devem ser usados para justiça social

Angela Portela: nova distribuição de 'royalties' contribuirá para redução das desigualdades regionais