Cidadão poderá acessar, em março, informações sobre ex-presidentes do Senado na Biblioteca Digital



Textos publicados na mídia impressa e fotos produzidas durante a gestão de cada presidente do Senado, desde 1985, estão passando por processo de digitalização e integrarão, a partir de março, o acervo da Biblioteca Digital do Senado. Esse serviço teve início em 7 de outubro de 2008, com a sistematização de informações colhidas pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho desde a gestão de José Fragelli.

VEJA MAIS

Além de Fragelli, que presidiu o Senado de 1985 a 1987, terão digitalizados os registros de suas atuações à frente da Presidência do Senado os ex-presidentes Humberto Lucena (1987-1989 e 1993-1995); Nelson Carneiro (1989-1991); Mauro Benevides (1991-1993); Antonio Carlos Magalhães (1997-1999 e 2000-2001); Jader Barbalho (2001); Edison Lobão (2001); Ramez Tebet (2001-2003); José Sarney (1995-1997 e 2003-2005); Renan Calheiros (2005-2007); Tião Viana (2007) e Garibaldi Alves Filho (2007-2009).

O trabalho vem sendo desenvolvido por uma equipe reduzida, coordenada pela bibliotecária e chefe do serviço de Biblioteca Digital, Adelaide Veiga: uma estagiária de biblioteconomia e dois funcionários terceirizados. Em homenagem aos 50 anos de vida pública de José Sarney (PMDB-AP), e pelo fato de ele ter sido eleito pela terceira vez para a Presidência do Senado, o grupo escolheu o acervo do senador pelo Amapá para dar início à tarefa de digitalização.

Até o momento, conforme Adelaide Veiga, foram tratados, indexados e digitalizados cinco mil documentos. Mas o arquivo com publicações sobre José Sarney é composto de mais de 12 mil documentos, distribuídos em 63 pastas, com uma média de 200 recortes cada uma.

- Esse trabalho deve estar concluído em março, quando teremos incluído [na Biblioteca Digital] os 12 mil documentos sobre o presidente Sarney - informou a responsável pelo serviço.

Adelaide Veiga explicou que, nesse processo, a imagem e o texto passam pelo scanner; o texto é submetido a um programa que permite sua leitura, e as matérias de jornais são catalogadas por título, autor, data e nome do veículo. É ainda registrado o nome do autor da imagem.

Constituição

A Biblioteca Digital do Senado tem na Constituição federal a recordista em consultas. O texto da Carta atinge, mensalmente, entre 1.300 e 1.500 consultas no formato em áudio.

- A população consulta muito para se preparar para concursos - declara Adelaide Veiga.

A bibliotecária salientou que, entre as fontes para definição das "novas aquisições" - outro serviço da Biblioteca Digital, atualizada mensalmente com as novas publicações adquiridas pela biblioteca - está a página da Agência Senado, especialmente as matérias que divulgam relatórios produzidos por senadores, a exemplo daqueles das comissões parlamentares de inquérito (CPI). Esses relatórios também serão disponibilizados na Biblioteca Digital.

O link "Constituinte nos jornais", um dos bancos de dados da Biblioteca Digital, recebeu a inserção de 34 mil notícias dos principais jornais do país.

- Esse foi um trabalho de fôlego que levou dez meses para ser concluído - disse.

Adelaide Veiga lamenta que o serviço só tenha ficado disponível muito próximo às comemorações dos 20 anos da Constituição Cidadã, como ficou conhecida a Constituição federal de 1988, promulgada em 5 de outubro daquele ano.

Quem quiser, por exemplo, pesquisar a respeito da participação da mulher na Constituinte terá à sua disposição cinco mil documentos, demonstra Adelaide Veiga, com a utilização do termo "mulher" no sistema de busca. Já um estudante interessado na "posição do MDB na Constituinte" teria que fazer uma pesquisa mais aprofundada, que pode ser feita por meio do chamado refinamento de pesquisa, em que se buscam palavras especificamente vinculadas ao tema de interesse, ensina ainda a bibliotecária.

Cristina Vidigal / Agência Senado



13/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saiba como acessar as informações legislativas no site do Senado

Acesso do cidadão a informações públicas poderá ser ampliado

Prefeituras podem acessar informações sobre criação de praças do PAC a partir da sexta-feira (28)

Dornelles aponta ilegalidade na intenção da Anatel de acessar informações sobre chamadas telefônicas

Cidadão poderá opinar sobre projetos em tramitação no Senado pela internet

Cidadão poderá opinar sobre temas em debate no Senado e sugerir projetos e emendas