Cidades-sede conhecem seleções da primeira fase da Copa



Messi pertinho dos hermanos argentinos em Porto Alegre. Três clássicos europeus em Salvador. Clássico do Grupo da Morte em Natal. Três campeões mundiais no Maracanã. Brasil x México novamente medindo forças em Fortaleza. Choque entre Itália x Inglaterra em Manaus. Partida decisiva do Brasil no Estádio Nacional. Chance de duelo de gigantes pelas oitavas no Mineirão. Espanha na Arena da Baixada. Chile, Rússia e Colômbia em Cuiabá. Abertura e clássico mundial na Arena Corinthians. Duelos de Itália e Alemanha em Recife. O sorteio final da Copa do Mundo traçou um panorama da presença de cada uma das sedes da Copa no Mundial de 2014. Confira:

São Paulo

Na quinta-feira 12 de junho de 2014, às 17h, as atenções do mundo estarão voltadas para a Arena Corinthians, em São Paulo. Na abertura da Copa do Mundo da Fifa, o Brasil fará sua estreia contra a Croácia. O novo estádio ainda será palco de mais cinco partidas.

Em 19 de junho, quarta-feira, às 17h, o bicampeão (1930 e 1950) Uruguai, cabeça de chave do Grupo D, enfrentará a Inglaterra, campeã de 1966.

O próximo jogo da Arena Corinthians está agendado para 23 de junho, uma segunda-feira, às 13h. Estarão em campo, a sempre forte Holanda e o Chile, em confronto válido pelo Grupo B.

Na última rodada da fase inicial, pelo Grupo H, a Bélgica, cabeça de chave, enfrentará a Coreia do Sul, em 26 de junho, quinta-feira, às 17h.

Paulo vai sediar também a disputa entre o primeiro colocado do Grupo F e o segundo lugar do Grupo E, pelas oitavas de final da competição, em 1º de julho, terça-feira, às 13h. Por fim, a Arena Corinthians receberá dois dos quatro melhores times do mundo em uma das semifinais da Copa, marcada para 9 de julho, quarta-feira, às 17h.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai receber o jogo mais importante da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014: a grande final, no dia 13 de julho de 2014. Assim como na Copa das Confederações de 2013, todos os olhos estarão voltados para o Maracanã, onde será definido o campeão do torneio. Mas a Cidade Maravilhosa também será a sede de outras seis partidas.

O primeiro jogo no Rio será no dia 15 de junho, domingo, às 19h. O confronto vai opor o cabeça de chave do Grupo F, a fortíssima Argentina de Lionel Messi, e a seleção da Bósnia-Herzegovina, única estreante do Mundial. Outro cabeça de chave, mas do Grupo B, a Espanha (atual campeã mundial) entra no campo do Maracanã no dia 18 de junho, quarta-feira, a partir das 19h. O adversário será o Chile.

Também pela fase de grupos, o cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica, viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar a Rússia no dia 22 de junho, domingo, às 19h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se enfrentam a partir das 17h.

Recife 

Terra repleta de belezas naturais, berço de manifestações culturais singulares e povoado por pessoas apaixonadas por futebol, Pernambuco vai receber em sua capital, Recife, cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. E, logo na primeira fase, a tetracampeã Itália, de Mario Balotelli, e a tricampeã Alemanha, cotada por todas entre as favoritas ao título, vão desfilar pelo gramado da Arena Pernambuco. 

A bola vai rolar pela primeira vez no dia 14 de junho, sábado, quando Costa do Marfim e Japão, duas seleções do Grupo C, se enfrentarão a partir das 19h. Para o Japão é um retorno, já que os nipônicos fizeram uma partida épica contra a Itália na fase de grupos da Copa das Confederações. No dia 20 de junho, a própria Itália estará em campo, desta vez contra a Costa Rica. O duelo é válido pelo Grupo D, considerado o mais difícil do Mundial, que ainda conta com Uruguai e Inglaterra. 

A terceira partida em Recife será válida pelo Grupo A, o do Brasil, e reunirá Croácia x México no dia 23 de junho, segunda-feira, às 17h. Ainda pela primeira fase, a sempre forte tricampeã mundial Alemanha, cabeça de chave do Grupo G, vai jogar contra os Estados Unidos, no dia 26 de junho, a partir das 13h.

Porto Alegre 

Acostumado ao vermelho do Internacional, o estádio Beira-Rio ganhará novas cores durante a Copa. O primeiro jogo na arena será em 15 de junho (domingo), às 16h, entre França x Honduras, do Grupo E. Três dias depois, na quarta-feira 18 de junho, às 13h, o confronto será do Grupo B, colocando frente a frente a Holanda, atual vice-campeã mundial, e a Austrália.  

A terceira partida em Porto Alegre, entre Argélia e Coreia do Sul, é válida pelo Grupo H e está agendada para 22 de junho (domingo), novamente às 13h. Também no mesmo horário, em 25 de junho, a Argentina de Lionel Messi, cabeça de chave do Grupo F, encerra a participação na fase de grupos no jogo contra a Nigéria.

Natal 

Ponto mais próximo entre as cidades-sedes brasileiras e o continente europeu, Natal receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, todos válidos pela primeira fase. A primeira partida na Arena das Dunas será válida pelo grupo A, o mesmo do Brasil.

O confronto será entre México x Camarões, em 13 de junho, às 13h. O segundo jogo na cidade será entre Gana x Estados Unidos, pelo Grupo G, no dia 16 de junho (segunda-feira), às 19h. O confronto seguinte vai reunir Japão x Grécia, pela chave C, no dia 19 de junho (quinta-feira), às 19h.

Por fim, Natal se despede da Copa no dia 24 de junho com um clássico que reúne seis títulos mundiais em campo. A tetracampeã Itália vai encarar os bicampeões mundiais do Uruguai. O duelo vale pela rodada decisiva do Grupo D, o chamado Grupo da Morte, que conta ainda com Inglaterra e Costa Rica. 

Manaus 

Maior estado brasileiro, o Amazonas vai receber em sua capital quatro jogos válidos pela primeira fase da Copa do Mundo de 2014, sendo que um deles envolverá um cabeça de chave da competição. A primeira partida do torneio no estádio está marcada para o dia 14 de junho, sábado, às 21h. O confronto será um duelo de gigantes: Inglaterra e Itália, que estão no Grupo D.

Quatro dias depois, em 18 de junho, quarta-feira, duas seleções que estão no grupo do Brasil entram em campo no estádio amazonense. Camarões e Croácia se enfrentarão a partir das 15h. O terceiro jogo em Manaus, no domingo, dia 22 de junho, vai opor Estados Unidos e Portugal. A partida está marcada para começar às 15h.

O último jogo válido pela Copa do Mundo de 2014 em Manaus será no dia 25 de junho, quarta-feira, com horário marcado para as 16h. Cabeça de chave do Grupo E, a Suíça vai enfrentar a seleção de Honduras na última partida das duas seleções pela primeira fase do Mundial. Todas as partidas em Manaus estão no horário local, uma hora a menos em relação a Brasília.

Fortaleza 

Nada menos que dez títulos mundiais vão desfilar pela Arena Castelão durante a primeira fase da Copa do Mundo da Fifa. Brasil, Alemanha e Uruguai têm compromissos no estádio da capital cearense na fase inicial do torneio.

A primeira partida será válida pelo Grupo D, com Uruguai x Costa Rica, no dia 14 de junho (sábado), às 16h. Três dias depois, será a vez da partida mais aguardada pelos torcedores locais na primeira fase: o Brasil duela com o México, em 17 de junho (terça-feira), às 16h, numa espécie de reedição do confronto válido pela segunda rodada da Copa das Confederações.

Na ocasião, Neymar fez uma partida brilhante e o Brasil venceu por 2 x 0. O Castelão receberá, ainda, o confronto entre o cabeça de chave do Grupo G, a tricampeã mundial Alemanha, e Gana, no dia 21 de junho (sábado), às 16h. A quarta partida na cidade será entre Grécia x Costa do Marfim, pelo Grupo C, no dia 24 de junho (terça-feira), às 17h.

Curitiba 

A Arena da Baixada já era uma das mais modernas do País e entrou em reformas para elevar seu padrão de qualidade e receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase. Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria.  O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina. 

A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 17h, válido pelo Grupo H. Além dos jogos na Arena da Baixada, os turistas poderão ver em Curitiba um dos maiores índices de qualidade de vida do País, um sistema inovador de transporte público e uma preocupação com a sustentabilidade. 

Com capacidade para 43 mil torcedores, a arena volta a abrir as portas no dia 20 de junho (sexta-feira), às 19h, para Honduras x Equador, que duelam pelo Grupo E. Curitiba ainda receberá o cabeça de chave do Grupo B, a atual campeã mundial Espanha, que encara a Austrália em 23 de junho (segunda-feira), às 13h. Este jogo pode ser decisivo para definir o adversário das oitavas de final de quem se classificar no grupo do Brasil.

Cuiabá 

Sede da Copa do Mundo vista como porta de entrada para o Pantanal, Cuiabá terá quatro partidas do Mundial em uma arena construída especialmente para a competição. O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile x Austrália, partida válida pelo Grupo B.

O confronto seguinte será pela chave H, no dia 17 de junho (terça-feira), entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O terceiro confronto na Arena Pantanal reunirá a Nigéria e a estreante Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de junho (sábado), pelo Grupo F.

Por fim, Cuiabá se despede com o jogo da Colômbia, cabeça de chave do Grupo C, contra o Japão, em 24 de junho (terça-feira).

Brasília 

A capital do País, Patrimônio Cultural da Humanidade, ganhou um estádio que mantém a tradição dos monumentos da cidade. Uma das arenas com mais jogos na Copa do Mundo, ao lado do Maracanã, o Estádio Nacional Mané Garrincha terá sete partidas. A primeira delas será entre Suíça, cabeça de chave do Grupo E, e Equador, no dia 15 de junho (domingo), às 13h.

O segundo jogo no palco de Brasília para a Copa envolverá outro cabeça de chave, do Grupo C: Colômbia, que duela contra Costa do Marfim no dia 19 de junho (quinta-feira), às 13h. A partida mais aguardada no estádio está marcada para o dia 23 de junho (segunda-feira), às 17h, quando o Brasil, cabeça de chave do Grupo A, enfrentará a seleção de Camarões, podendo garantir a classificação antecipada.

A cidade encerra a participação na fase de grupos recebendo o jogo entre Portugal e Gana, válido pelo Grupo D, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h. 

Belo Horizonte

Argentina, Colômbia e Bélgica são os cabeças de chave que atuarão, na primeira fase, em Belo Horizonte. A primeira partida da Arena Mineirão no Mundial será no dia 14 de junho (sábado), às 13h, entre Colômbia e Grécia.

O duelo vale pelo Grupo C, que também conta com Costa do Marfim e Japão. O segundo jogo na capital mineira será entre Bélgica x Argélia, válido pelo Grupo H. A bola rola em 17 de junho, às 13h. A terceira partida em Belo Horizonte novamente envolverá uma seleção cabeça de chave: a Argentina, de Lionel Messi, bicampeã mundial, que enfrentará o Irã, pelo Grupo F, às 13h, do dia 21 de junho (sábado). 

Encerrando a participação da capital mineira na primeira fase da Copa, no dia 24 de junho (terça-feira), às 13h, Costa Rica x Inglaterra, do atacante Rooney, duelam pelo Grupo D. 

Salvador 

Três super clássicos europeus vão movimentar a Arena Fonte Nove, em Salvador, na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O primeiro duelo opõe simplesmente os dois finalistas da última Copa: Espanha x Holanda. O confronto vale pelo Grupo B e será em 13 de junho. Na segunda-feira, 16 de junho, desta vez às 13h, entram em campo a sempre favorita Alemanha e Portugal, do astro Cristiano Ronaldo. 

O terceiro cabeça de chave a jogar na Fonte Nova é a Suíça, do Grupo E. A partida será no dia 20 de junho, sexta-feira, às 16h, contra os franceses, campeões mundiais em 1998. O último confronto da fase de grupos no novo estádio de Salvador está agendado para a quarta-feira, 25 de junho, às 13h, e reúne Irã e Bósnia Herzegovina, pelo Grupo F.


Fonte:
Portal da Copa



06/12/2013 19:44


Artigos Relacionados


Segurança no Seminário de Seleções seguiu modelo das cidades-sede

Cidades paulistas inscritas para receber seleções na Copa de 2014 terão linhas de crédito

Voluntários da Copa conhecem as cidades-sedes com auxílio de ferramenta virtual

Cidades-sede da Copa serão exibidas em programa de TV

São Paulo recebe 4º Fórum das Cidades-Sede da Copa

MP flexibiliza limites de endividamento das cidades-sede da Copa