Voluntários da Copa conhecem as cidades-sedes com auxílio de ferramenta virtual



O candidato vai poder visitar virtualmente as cidades das competições e passear pelos pontos turísticos e culturais

 

Os inscritos para participar do Programa Brasil Voluntário contarão com uma ferramenta moderna para testar seus conhecimentos e adquirir novos conteúdos sobre as cidades-sede dos eventos esportivos que o Brasil vai receber nos próximos anos. Segundo o coordenador do programa de responsabilidade do Ministério do Esporte, Vicente Neto, trata-se de um jogo virtual, desenvolvido por equipe de professores da Universidade de Brasília (UnB), que vai ajudar os participantes a testar suas habilidades durante a primeira fase do treinamento.

“O candidato vai poder visitar virtualmente as cidades das competições e passear pelos pontos turísticos e culturais. Além disso, a ferramenta simula o encontro dele com um turista, que vai pedir informações sobre o local. O voluntário terá a oportunidade de vivenciar de forma leve, com uma metodologia que brinca com elementos reais, o que vai acontecer de fato”, explicou.

A fase virtual do processo vai ocorrer ao longo do mês de março. Nesse período, além de participar do jogo, os candidatos terão acesso a conteúdos sobre história do Brasil e das Copas, cultura local e informações turísticas das cidades-sede, como localização de marcos importantes, data de fundação, personagens culturais e históricos, noções básicas de inglês e de espanhol, técnicas de recepção e orientação aos turistas, além de iniciativas públicas de esporte e ações de voluntariado.

Segundo Neto, a base de dados conta com materiais disponibilizados por vários ministérios, como o da Cultura, do Turismo e da Educação. Os inscritos também terão acesso a informações sobre música popular brasileira, literatura e folclore.

Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinamentos específicos nas seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Nessa etapa, os voluntários vão visitar os locais em que atuarão e alguns pontos de maior interesse nas cidades-sede, como hotéis, aeroportos, rodoviárias, museus e bibliotecas públicas.

O programa também conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários.

Vicente Neto destacou que o principal critério que será avaliado durante o processo de seleção é a disponibilidade do candidato. Ele lembrou que a Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho, mas as atividades dos voluntários começarão uma semana antes e serão encerradas uma semana depois do evento. Também serão observados elementos como o conhecimento de idiomas e as experiências anteriores em atividades de voluntariado.