Cidinho Santos defende derrubada do veto sobre a criação de municípios



Municipalista convicto, o senador Cidinho Santos (PR-MT) adiantou que vai votar pela derrubada do veto presidencial à lei sobre a criação de municípios.

Para o senador, não é justo impedir o surgimento de novos municípios, principalmente nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Cidinho Santos acha inadmissível, por exemplo, que áreas como Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, no Pará, que fica a mais de 800 quilômetros da sede, fique condenado a permanecer na condição de distrito, sem a chance de emancipação.

- Espero o bom senso e também espero o consenso do Senado, da Câmara e do governo federal para que possamos encontrar solução para essa questão - disse o senador, ressaltando que é preciso respeitar as regras e levar em conta a viabilidade de emancipação de um distrito.

Projeto sobre ISS

Cidinho Santos disse esperar que o Senado aprove o projeto que ele apresentou em 2012 sobre cobrança de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza das compras feitas com cartões de crédito ou débito.

Pela proposta, o ISS será cobrado nos municípios onde é feita a compra e não mais naquele em que estão sediadas as  administradoras de cartões de crédito.

O senador ressalta que a maioria dessas empresas tem sede no estado de São Paulo. Ele lembrou que em Cuiabá, por exemplo, o ISS é de 5%, mas o ISS de compras ali feitas com cartão vai para o município paulista de Barueri, onde a alíquota é diferenciada: apenas 0,2%.

- A conseqüência disso é que muitos municípios vivem em crise por abrir mão de receita que, pela lógica, deveria ser de sua competência - afirmou o senador.

Cidinho Campos lembrou que em 2013 mais de  R$ 853 bilhões foram movimentados via cartões de débito e crédito, afirmando que  parte desses recursos poderia auxiliar e recuperar a economia dos 5.656 municípios brasileiros, já que existem milhares de cartões utilizados como meio de pagamento nesses entes.

Cidinho Santos, que vai substituir o senador Blairo Maggi por 120 dias, também falou sobre a situação do Mato Grosso, destacando o bom desempenho do estado no agronegócio.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende derrubada do veto à proposta que estabelece regras para criação de municípios

Mozarildo acredita na derrubada do veto ao projeto da criação de municípios

Mozarildo volta a defender derrubada de veto a projeto que regula criação de municípios

Cidinho Santos defende emendas a MP para aumentar repasses a estados e municípios

Armando Monteiro defende derrubada do veto à multa de 10% sobre FGTS

Paulo Bauer defende derrubada do veto ao fim da multa rescisória sobre FGTS