Cidinho Santos sugere acordo para desocupação de área indígena no MT



Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), o senador Cidinho Santos (PR-MT) lamentou os conflitos  na região de Suiá Missu, no nordeste matogrossense, entre produtores rurais e policiais durante a desocupação da reserva indígena Marãiwatsédé, que resultaram em 11 agricultores feridos.

– Várias vezes subi nesta tribuna para alertar o governo federal, para alertar as autoridades, do que poderia acontecer – lembrou o senador ao afirmar que não são respeitados os direitos daqueles que vivem na região há mais de 20 ou 30 anos, e que têm escrituras das terras que compraram ou ganharam.

Cidinho Santos ressaltou que as famílias deixaram suas casas e perderam suas propriedades sem nenhuma indenização e pediu "bom senso" ao governo federal e do Mato Grosso, e ao Ministério Público para não tratar os produtores como grileiros ou posseiros de terras. Ele reconhece que uma pequena parte é formada por médios e grandes fazendeiros "devidamente legalizados", mas a maioria é de pequenos criadores e plantadores de arroz. O senador ainda desafiou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a mostrar quais são as áreas de assentamento rural para onde devem ser transferidos os moradores despejados.

– Onde estão as casas construídas nesses lotes? As estradas, as escolas, a energia elétrica? Não existe nada – afirmou o senador.

O parlamentar também anunciou uma reunião com o presidente da República em exercício, Michel Temer, e a bancada federal do Mato Grosso para pedir a suspensão da portaria que criou a reserva indígena na região, até que sejam apuradas "possíveis irregularidades" no processo e a negociação de um acordo entre as partes.

– Os próprios índios reconhecem que aquela área não é a área que lhes pertence – declarou Cidinho Santos.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


No MA, Justiça determina desocupação de área indígena

Mozarildo informa que STF parou operação de desocupação de área indígena em RR

Cidinho Santos agradece à ministra Gleise Hoffmann por buscar solução para área Suiá Miçú (MT)

Cidinho Santos pede retomada do Programa Luz para Todos no MT

Cidinho Santos elogia edição de MP para fomentar exportações

Cidinho Santos alerta para dificuldades financeiras dos municípios