Cientistas escolhem o Senado para lançar livro sobre biotecnologia



Biotecnologia e Meio Ambiente. Esse é o nome do livro lançado nesta terça-feira (21) na Biblioteca do Senado Federal. A obra, de 435 páginas, é composta por 14 artigos escritos por especialistas, em linguagem de fácil compreensão, e aborda as mais importantes aplicações da biotecnologia na agricultura, aliadas à conservação do meio ambiente.

O livro, que pode ser adquirido ao preço de R$ 25,00, trata da importância da conservação da biodiversidade e de seus benefícios para a humanidade. A obra analisa ainda a segurança ambiental, o princípio da precaução e outros temas ligados à conservação do meio ambiente, na era da biotecnologia.

A idéia de reunir especialistas em biotecnologia e meio ambiente para escrever o livro nasceu na editora da Universidade Federal de Viçosa (MG). Para o professor Reginaldo Minaré, ex-consultor jurídico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e que também toma parte da obra com o artigo intitulado "O Princípio da Precaução", o livro representa uma nova experiência, já que tem o enfoque centrado apenas em duas áreas: biotecnologia e meio ambiente.

As dependências do Senado foram escolhidas para o lançamento do livro, segundo informou o professor, em virtude de estar em tramitação na Casa o projeto que institui a nova Lei de Biossegurança para o país. O projeto (PLC 9/04), que também permite o uso de células-tronco para fins terapêuticos, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e deverá ser analisado pelo Plenário do Senado depois das eleições de 3 de outubro.

Para o editor do livro, professor e pesquisador Aloízio Borém, atual membro da CTNBio, são impossíveis o estudo, a conservação e a exploração da biodiversidade de forma auto-sustentável sem o uso das técnicas de biotecnologia. Por outro lado, acrescentou, é impossível pensar-se em biotecnologia dissociada da biodiversidade, fonte de matéria-prima para seu uso racional. Ele observou que as explicações para tais assertivas encontram-se no livro.

Além dos professores Borém e Minaré estiveram presentes à solenidade de lançamento o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Evaldo Ferreira Vilela, e outros cientistas e pesquisadores.



21/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney deve lançar livro de memórias no próximo ano

Poeta e compositor escolhem sambas para programa da Rádio Senado

Bienal do Livro: Senado lança em São Paulo livro sobre Carlota Joaquina

Senado lança livro sobre Dinarte Mariz na feira do livro de Mossoró

Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul

Comissões do Senado escolhem emendas ao Orçamento de 2004