Cinco ministros são convidados para conversas com senadores da Comissão de Educação



Por iniciativa de seu presidente, senador Osmar Dias (PDT-PR), a Comissão de Educação (CE) decidiu nesta terça-feira (11) convidar os ministros da Cultura, Gilberto Gil; da Educação, Cristovam Buarque; da Ciência e da Tecnologia, Roberto Amaral; das Comunicações, Miro Teixeira; e do Esporte, Agnelo Queiroz, para prestar esclarecimentos sobre as ações e planos de suas pastas aos senadores da comissão. De acordo com o requerimento, as audiências dos ministros serão feitas individualmente.

- Queremos conhecer quais são os planos do atual governo para cada uma dessas áreas. A CE tem uma diversidade muito grande de assuntos para tratar e precisa ouvir os ministros para trabalhar não apenas em sintonia com eles, mas às vezes até contestando as suas políticas - afirmou Osmar Dias.

Entre os assuntos que pretende tratar com os ministros, o presidente da CE citou os planos do Ministério da Educação para a melhoria da qualidade de ensino e a remuneração dos professores, além do combate à violência nas escolas. Na área de Ciência e Tecnologia, Osmar Dias lembrou da questão dos produtos transgênicos, diante do impasse sobre a decisão acerca da comercialização - -ou destruição- - da safra de soja do Rio Grande do Sul.

Por sugestão do senador José Jorge (PFL-PE), presidente da Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI), os senadores da CE aprovaram a realização de audiência conjunta com a CI para ouvir o ministro das Comunicações. José Jorge argumentou que as duas comissões têm assuntos a tratar com o ministro e ele acredita que uma audiência conjunta será mais proveitosa até para que ele possa vir ao Senado apenas uma vez.

O senador Flávio Arns (PT-PR) anunciou que Cristovam Buarque se manifestou disponível para comparecer à Comissão de Educação no dia 1º de abril. O presidente da CE informou que irá consultar a agenda da comissão para depois entrar em contato com o ministro sobre a data de sua vinda ao Senado. Esse será o procedimento com os demais ministros, declarou Osmar Dias.



11/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cinco ministros serão convidados a comparecer à CAS

Ministros da Saúde e da Educação serão convidados para audiência pública na CAS

Ministros da Educação, do Esporte e da Cultura serão convidados para expor prioridades do ano

Ministros da Agricultura e do Meio Ambiente serão convidados a debater desmatamento com senadores

Comissão pede informações sobre fitas que conteriam conversas com senadores

Cinco senadores serão ministros no governo de Dilma Rousseff