Embrapa Florestas é parceira de projeto voltado a Tecnologia Social



Na quinta-feira (13), a Embrapa Florestas/Colombo (PR) recebeu o certificado de entidade parceira do projeto “Sistema Agroflorestal de Erva-Mate Cambona 4”. O sistema foi certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social 2013. A entrega foi realizada pela Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho – Apromate, responsável pelo projeto.

A Cambona 4 é uma variedade de erva-mate que apresenta sabor suave e é muito utilizada para composição de blends para chimarrão. Plantada em sistema agroflorestal, seu cultivo é consorciado com outras árvores nativas, proporcionando ganhos econômicos e ambientais. Em alguns casos, sua produtividade chega ao dobro dos ervais comuns da região, plantados em monocultivo.

A parceria entre diversas instituições, como Apromate, Camol, Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Erechim, Embrapa Florestas, Emater/Ascar RS, Consórcio Machadinho e Maesa, em diferentes fases do desenvolvimento do projeto, possibilitou a adoção da tecnologia por diversos produtores rurais que hoje têm na Cambona 4 uma opção de renda com sustentabilidade.

A cerimônia de entrega do certificado aconteceu na parcela de Florestas Comerciais da Expodireto, tradicional feira que acontece em Não-Me-Toque (RS).

Fonte:
Embrapa



14/03/2014 17:00


Artigos Relacionados


Banco do Brasil premia Embrapa por tecnologia social

Cinco projetos da Embrapa ganham Certificado de Tecnologia Social

Federal de Juiz de Fora será parceira da Embrapa

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar

Embrapa vai liderar projeto de transferência de tecnologia e capacitação de cafeicultores

Embrapa lança projeto para transformar tecnologia de alimentos em negócio