Cinema pode passar a exibir publicidade contra uso de drogas



O cinema pode se tornar um aliado no combate ao consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas entre crianças e jovens brasileiros. A ideia é exibir nas salas de projeção de todo o país - antes do início do filme - peças publicitárias educativas desaconselhando o uso dessas substâncias e mostrando os males que causam à saúde.

A medida está em projeto de lei da Câmara (PLC 49/07), pronto para ser votado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta estabelece que os custos de produção, distribuição e exibição dessas mensagens publicitárias serão cobertos pelo Fundo Nacional Antidrogas (Funad). E delega ao Poder Executivo a definição dos órgãos responsáveis por supervisionar a produção técnica e fiscalizar a veiculaçãoobrigatóriadessa publicidade.

No voto pela aprovação do PLC 49/07, o relator, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), realçou esse novo papel conferido ao cinema. Se, no passado, filmes clássicos costumavam promover o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, o peemedebista considerou adequado associar esse caráter educativo a uma mídia com poder de influenciar o comportamento dos espectadores.

Após passar pela CE, a matéria será analisada pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).



27/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Publicidade contra drogas pode ser exibida em todos os cinemas do país

Projeto obriga exibição de filme publicitário contra as drogas no início de cada sessão de cinema

Ação contra "herdeiro indigno" pode passar a ser também do Ministério Público ou de quem tiver "interesse moral"

Corrupção pode passar a ser crime hediondo

CDC pode ampliar regulação de publicidade infanto-juvenil

Publicidade em outdoors pode render imposto a municípios